O que é um asilado?

Índice

O que é um asilado?

O que é um asilado?

O asilado, assim como o refugiado, é alguém perseguido em seu país de origem que se abriga em outro. ... O asilo não depende de um trâmite técnico em um órgão específico e pode ser concedido pela via diplomática, pelo Presidente da República (ou pela entidade máxima do Estado).

Qual é a diferença entre refugiado e asilado?

Outra grande diferença é que, enquanto a decisão de receber um asilado político é exclusivamente do Estado, consistindo em uma relação direta deste com o indivíduo, o refugiado faz parte de um grupo que sofre perseguição por um mesmo motivo, não cabendo ao Estado decidir de forma política acolher ou não esses ...

Qual o significado do termo asilo?

  • Em seu sentido mais amplo, a ideia de asilo refere-se à proteção, abrigo ou assistência que é dada a alguém. A partir deste significado surgem outros significados do termo.

Qual o mecanismo do asilado?

  • Asilado. O mecanismo do asilo está associado a questões políticas particulares. O asilado, assim como o refugiado, é alguém perseguido em seu país de origem que se abriga em outro. Porém, a legislação e o processo são diferentes em cada um desses casos.

Como o Asilo pode ser concedido?

  • O asilo não depende de um trâmite técnico em um órgão específico e pode ser concedido pela via diplomática, pelo Presidente da República (ou pela entidade máxima do Estado). Na América Latina, ditaduras militares geraram pedidos frequentes de asilo a figuras políticas nas décadas de 19.

Como é o asilo político?

  • Conforme leciona o jurista Francisco Rezek: "Asilo político é o acolhimento, pelo Estado, de estrangeiro perseguido alhures (...) por causa de dissidência política, de delitos de opinião, ou por crimes que, relacionados com a segurança do Estado, não configuram quebra do direito penal comum".

Postagens relacionadas: