O que são partes vivas e massas?

Índice

O que são partes vivas e massas?

O que são partes vivas e massas?

As partes vivas normalmente são aquelas em que passam corrente elétrica (condutores de fase e neutro). Massa é a parte condutora que pode ser tocada e normalmente não é viva, mas que em casos excepcionais pode ser energizada (quando há falha no isolamento e há fuga de carga).

Como se faz uma isolação das partes vivas da rede elétrica?

Todas as partes vivas de uma instalação elétrica devem possuir isolação que se dá através da cobertura dos condutores com material isolante não condutor de eletricidade. O isolamento só pode ser removido através de sua destruição.

Quais são os tipos de isolação de acordo com a NR-10?

Tipos de isolações: Básica: aplicada às partes vivas para assegurar um mínimo de proteção. Ex: Isolação com fita isolante. Suplementar: destinada a assegurar a proteção contra choques elétricos no caso de falha da isolação básica.

Qual a melhor definição para isolamento das partes vivas?

Isolamentos. Partes Vivas: São elementos construídos com materiais dielétricos (não condutores de eletricidade) que têm por objetivo isolar condutores ou outras partes da estrutura que estão energizadas. Assim os serviços poderão ser executados com efetivo controle dos riscos pelo trabalhador.

São componentes do procedimento de desenergização?

Primeiros passos da desenergização

  • Seccionamento. ...
  • Impedimento de reenergização. ...
  • Constatação da ausência de tensão. ...
  • Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ...
  • Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Qual o objetivo do isolamento das partes vivas?

Isolamentos. Partes Vivas: São elementos construídos com materiais dielétricos (não condutores de eletricidade) que têm por objetivo isolar condutores ou outras partes da estrutura que estão energizadas. Assim os serviços poderão ser executados com efetivo controle dos riscos pelo trabalhador.

O que fixa a NR 10?

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Quais são as características das águas-vivas?

  • Todas as águas-vivas compartilham várias características básicas. Como invertebrados elas não têm uma espinha dorsal. Seu corpo tem duas camadas de tecido: um ectoderma externo e um endoderma interno. No meio dessas camadas encontra-se a mesogleia gelatinosa que fornece volume e suporte para o animal.

Como se reproduzem as águas-vivas?

  • As águas-vivas se reproduzem sexualmente e assexuadamente. Ao atingir o tamanho adulto, eles se reproduzem diariamente se tiverem comida suficiente. Na maioria das espécies, a desova é controlada pela luz, de modo que toda a população aparece aproximadamente na mesma hora do dia, geralmente ao anoitecer ou ao amanhecer.

Por que as águas-vivas comem animais?

  • Alimentação. A maioria das águas-vivas se alimentam de pequenos peixes e zoo-plâncton que ficam presos em seus tentáculos. As águas-vivas também comem pequenos animais, como camarões. Alguns dos animais que as águas-vivas comem são microscópicos, pequenos demais para serem vistos pelo olho humano.

Como são classificadas as águas-vivas?

  • As águas-vivas são classificadas no subfilo Medusozoa, que é uma parte importante do filo Cnidaria (celenterado) ao qual também pertencem corais, caravela portuguesa, anémonas-do-mar, vespa do mar, canetas marinhas, e a gorgônia. .

Postagens relacionadas: