O que são parâmetros farmacocinéticos?

O que são parâmetros farmacocinéticos?

O que são parâmetros farmacocinéticos?

Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...

Quais os parâmetros estudados pela farmacocinética?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

Quais os fatores que alteram os parâmetros farmacocinéticos?

A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Alguns fatores relacionados ao paciente (p. ex., função renal, constituição genética, sexo e idade) podem ser utilizados para prever os parâmetros farmacocinéticos em populações.

O que o parâmetro AUC significa?

Os parâmetros farmacocinéticos considerados para quan- tificação do processo de absorção são: AUC (área sobre a curva de concentração sanguínea versus tempo), Cmax (pico de concentra- ção máxima) e Tmax (tempo no qual a concentração máxima é atingida).

Quais são os fatores farmacocinéticos de absorção?

As características das drogas que afetam a absorção são: o peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.

Quais são os princípios de farmacocinética?

A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção, biodisponibilidade, distribuição, biotransformação e excreção.

Quais são os componentes da farmacocinética?

Há quatro componentes principais das farmacocinética: libertação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção (LADME).

Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Qual a definição da farmacocinética?

  • Farmacocinética (grego kinetós = móvel) estuda o caminho percorrido pelo fármaco no organismo animal. Definição: É o estudo do movimento de uma substância química, em particular, um fármaco no interior de um organismo vivo.

Como funciona a farmacocinética?

  • No entanto, vale ressaltar que, a partir do momento em que o medicamento é absorvido pelo organismo, todas as demais fases acontecem ao mesmo tempo. A divisão apresentada, portanto, é meramente didática. Mais à frente, falaremos individualmente de cada uma das fases que compõem a farmacocinética.

Quais são as etapas da farmacocinética?

  • A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção. É a passagem do fármaco do local onde foi administrado até a circulação sanguínea.

Qual a Farmacodinâmica do medicamento?

  • A farmacodinâmica, descrita como o que o fármaco faz para o corpo, envolve ligações a receptores, efeito pós-receptor e interações químicas. A farmacocinética de um fármaco determina o início, a duração e a intensidade de seu efeito.

Postagens relacionadas: