Quais são as três classificações das crenças centrais?

Índice

Quais são as três classificações das crenças centrais?

Quais são as três classificações das crenças centrais?

Na Terapia Cognitiva Comportamental, as crenças centrais são:

  • desamparo — a pessoa pensa ser frágil, vulnerável, carente, incapaz, incompetente, fracassada, descontrolada, inadequada. ...
  • desamor — o indivíduo acredita ser indesejável, indigno de amor, defeituoso, imperfeito, sem atrativos, abandonado, rejeitado, sozinho.

Quais são as crenças intermediárias?

  • As crenças, intermediárias…. surgem a partir das chamadas crenças (intermediarias e centrais) que o indivíduo começa a desenvolver desde a infância. São crenças (significados) que a pessoa atribui a si mesma, ao mundo e ao outro.

Quais são as crenças centrais?

  • Na regra também encontramos suposições que podem ser úteis (se esforçar mais) ou desfuncionais (não adianta tentar). Por sua vez, as crenças centrais e as crenças intermediárias (regras, atitudes, suposições) dão espaço para o surgimento de pensamentos automáticos.

Como as crenças centrais influenciam o surgimento?

  • As crenças centrais são entendimentos muito profundos que as pessoas não os articulam sequer pra si mesmas, tomam para si como verdades absolutas. Mesmo as crenças disfuncionais acabam sendo mantidas, pois o sujeito focaliza as informações que as confirmam. As crenças centrais influenciam o surgimento de….

Quais são as crenças?

  • As crenças são ideias ou entendimentos mais profundos frequentemente desarticulados que os pacientes têm sobre si mesmos, os outros e seus mundos pessoais que dão lugar a pensamentos automáticos específicos.

Postagens relacionadas: