Como interpretar um exame de FAN?

Índice

Como interpretar um exame de FAN?

Como interpretar um exame de FAN?

Em alguns laboratórios, um FAN com titulação 1:40 pode ser considerado positivo, mas geralmente no nosso meio a positividade do teste inicia em 1:80. O teste de FAN deve ser solicitado quando há suspeita clínica de doença autoimune.

O que pode alterar o FAN?

Agendar Exames Afinal, o FAN costuma ser positivo em 10% a 15% da população normal e sua ocorrência pode aumentar devido ao uso de certos medicamentos, à presença de neoplasias e à vigência de algumas infecções.

Quais são os resultados do fan?

  • Valores maiores ou iguais a 1/320 são muito relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos. A partir de agora, você já pode ter uma ideia dos resultados do FAN. Vamos citar alguns exemplos:

Como é feito o exame de fan?

  • O exame de FAN é feito com amostras de sangue do paciente suspeito de ter uma doença autoimune. No laboratório conseguimos identificar todos os anticorpos circulantes no sangue através da adição de um corante fluorescente ao sangue.

Quais são os padrões mais comuns do fan?

  • Os padrões mais comuns do FAN e suas prováveis patologias, são: Nuclear pontilhado Centromérico: Esclerodermia ou Cirrose biliar primária. Nuclear homogêneo: Lúpus, Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil, Síndrome de Felty ou Cirrose Biliar Primária. Nuclear tipo membrana nuclear contínua: Lúpus ou Hepatite autoimune.

Postagens relacionadas: