O que é um estudo epidemiológico transversal?

Índice

O que é um estudo epidemiológico transversal?

O que é um estudo epidemiológico transversal?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

Como se faz um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

O que é um estudo observacional analítico transversal?

Delineamentos observacionais analíticos O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

Quais as limitações de um estudo transversal?

Em contrapartida, os estudos transversais apresentam também algumas limitações im- portantes como, por exemplo, a dificuldade para investigar condições de baixa prevalência, já que isto implicaria o estudo de uma amostra relativamente grande.

O que é um estudo transversal analítico?

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

Como fazer um estudo de caso controle?

O primeiro passo para a realização de um bem sucedido estudo caso-controle é a seleção cuidadosa dos casos e dos controles. Uma definição bem específica da doença é desejada em es- tudos caso-controle para garantir que a doença em questão está realmente presente entre os indivíduos que estão sendo definidos como casos.

O que é um estudo de caso controle?

Um estudo caso-controle é um estudo observacional para determinar se uma exposição está associada com um desfecho.

Qual a vantagem de uma pesquisa transversal?

  • Com uma pesquisa transversal, você consegue coletar uma grande quantidade de dados para uma tomada de decisão que requer ações mais imediatas. Outras vantagens são: Relativamente rápido. Todas as variáveis ​​são coletadas em um único momento. Vários resultados podem ser investigados simultaneamente.

Como são realizados os estudos transversais?

  • Estudos transversais são realizados em diversas indústrias, tais como: No varejo: um estudo transversal pode ser realizado com homens e mulheres, entre 24 e 35 anos para verificar os gastos que realizam no momento da compra e as diferenças de tendências entre ambos os sexos.

Quais são as características do estudo transversal?

  • No estudo observacional, o pesquisador registra informações sobre os participantes sem alterar ou manipular o ambiente natural. Uma das características mais importante do estudo transversal é que se torna possível comparar diferentes amostras de diferentes períodos de tempo.

Quais são os atributos de uma pesquisa transversal de vida real?

  • Em um projeto de pesquisa transversal de vida real, os atributos de ambos os tipos são utilizados. Embora ambos sejam métodos de pesquisa qualitativa, existem algumas diferenças entre estudos transversais e estudos longitudinais. É utilizado com maior frequência para encontrar pontos comuns entre as variáveis.

Postagens relacionadas: