É considerado um pigmento exógeno?

Índice

É considerado um pigmento exógeno?

É considerado um pigmento exógeno?

Pigmentos exógenos: Oriundos do exterior, que introduzidos no organismo por ingestão, inalação ou inoculação, se depositam nos tecidos, funcionando como corpos estranhos, sendo fagocitados por macrófagos ou drenados por vasos linfáticos.

Quais pigmentos são derivados da hemoglobina?

  • - Pigmentos Biliares.
  • - Hematoidina – Lipídeos + Pigmentos – Focos Hemorrágicos.
  • - Hemossiderina – Pigmento Resultante da Hemoglobina que possui Ferro.
  • - Hematina – Derivado do Heme - Contendo Ferro.
  • - Pigmento Malárico – Hemozoína (Degradação da Hb por Plasmodium.
  • spp. )

Qual o tipo de coloração que o bismuto provoca na pele?

SATURNISMO: contaminação por sais de chumbo. Cor: azulada ou negra, dependendo da profundidade do tecido onde se encontra. Na gengiva, a contaminação por sais de chumbo ou bismuto produz uma coloração negra denominada de LINHA DE BURTON.

Quais são os pigmentos endógenos e exógenos?

Podem ser classificados em: Pigmentação Endógena (derivados da degradação das hemácias melanina). Pigmentação Exógena (pigmentos externos que podem ter sido inalados, ingeridos ou absorvidos).

Quando a pele perde a melanina?

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Quais os principais pigmentos relacionados a patologia?

Essas pigmentações patológicas do sistema respiratório são chamadas de Pneumoconioses, entre elas a antracose, a silicose e a Siderose (SEIXAS, 2011). São pigmentações por sais de carbono. Dos pigmentos inalados o mais frequente é a poeira do carvão.

Por que as tatuagens são consideradas patológicas?

É importante ressaltar que a patologia das pigmentações exógenas centra-se no fato de que estão presentes não somente cores diferentes no local, mas também, e principalmente, substâncias estranhas aos tecidos, provocando as chamadas reações inflamatórias.

Quais são as pigmentações?

  • Já a pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. As pigmentações são divididas em duas classes sendo Exógena quando a pigmentação causará a patologia, e Endógena nos casos em que a patologia é que causará a pigmentação, esta sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas.

Quais são os agentes pigmentares exógenos?

  • Os agentes pigmentares exógenos, assim, constituem, antes de tudo, fatores de agressão, ao contrário dos agentes pigmentares endógenos, naturais no organismo, cuja presença indica que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão não necessariamente provocado pelo pigmento. A pigmentação exógena é formada por pigmentos de origem externa ao corpo.

Por que o pigmento inoculado na pele?

  • O pigmento inoculado na pele é fagocitado pelos macrófagos da derme, e em menor escala, pelas células endoteliais e por fibroblastos, e é encontrado também no interstício; a reação cutânea à lesão mecânica produzida pela agulha, por grânulos do pigmento e pelo solvente é discreta e passageira (VIEIRA, 2007).

Quais são as pigmentações do sistema respiratório?

  • Essas pigmentações patológicas do sistema respiratório são chamadas de Pneumoconioses, entre elas a antracose, a silicose e a Siderose (SEIXAS, 2011). São pigmentações por sais de carbono. Dos pigmentos inalados o mais frequente é a poeira do carvão.

Postagens relacionadas: