O que são placas de ateroma como elas se formam qual a sua ação no organismo?

Índice

O que são placas de ateroma como elas se formam qual a sua ação no organismo?

O que são placas de ateroma como elas se formam qual a sua ação no organismo?

Ateromas são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos sanguíneos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais.

Como ocorre o processo de aterosclerose?

A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias. Muitos fatores contribuem para essa lesão, incluindo hipertensão arterial, tabagismo, diabetes e níveis elevados de colesterol no sangue.

Como se formam as placas de gordura?

Ela pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias. É nesses pontos que começam a nascer os ateromas, as tais placas.

O que é um ateroma?

Um ateroma é o acúmulo focal de lipídios, hidratos de carbono, sangue e produtos sanguíneos, tecido fibroso e depósito de cálcio na camada íntima de uma artéria, o que a estreita, dificultando a circulação do sangue.

Quais os tipos de placas de ateroma?

Principalmente aquelas placas ricas em lipídios, em gorduras, as placas moles. São elas as mais perigosas, as que causam a maioria dos infartos, mas são elas também que temos maior influência. Já aquelas outras placas, duras, calcificadas, blocos de cálcio, não têm jeito.

O que é aterosclerose e como se forma?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Como ocorre a fisiopatologia da aterosclerose?

Fisiopatologia. A lesão aterosclerótica nas artérias, que começam silenciosamente na infância, ocorrem primariamente a partir de dois processos: acúmulo de colesterol e a proliferação de células musculares lisas na túnica íntima.

Que tipo de gordura entope as artérias?

hiperlipidemia: pessoas que apresentam altos níveis de gorduras no sangue, principalmente o colesterol aumentado, acabam depositando esse excesso nas artérias, levando à obstrução das mesmas.

Postagens relacionadas: