O que é um evento adverso?

Índice

O que é um evento adverso?

O que é um evento adverso?

Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Podem ser oriundos de atos intencionais ou não- intencionais. Evento adverso (JCI) - Ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde.

O que são eventos adversos na saúde?

Eventos adversos (EAs) são definidos como complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base.

O que é notificação de eventos adversos?

A notificação de um evento adverso, ou seja, a comunicação à Anvisa de uma suspeita, mesmo que não confirmada, de um problema associado a medicamento ou vacina torna possível identificar novos riscos e atualizar o perfil de segurança do produto.

O que é evento adverso OMS?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica eventos adversos como incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente.

Como classificar eventos adversos?

O evento adverso pode ser classificado de acordo com a de Classificação Internacional para Segurança do Paciente da OMS, cujos itens para preenchimento são:

  1. Tipo de incidente;
  2. Consequências para o paciente;
  3. Características do paciente;
  4. Características do incidente/evento adverso;
  5. Fatores contribuintes;

Como diferenciar eventos adversos e reações adversas?

  • Nesse sentido, é muito importante diferenciar entre eventos adversos e reações adversas. Nas reações adversas, há uma relação causal entre o medicamento ou procedimento e a conseqüência clínica. Os eventos adversos podem ser de todos os tipos.

Qual é o evento adverso?

  • Evento Adverso é um incidente que resulta em dano à saúde do paciente que pode ser classificado em: Evento Adverso Evitável: incidente que resulta em dano ao paciente (ato não intencional) ou a uma violação (ato intencional). – Falhas na comunicação.

Qual a relação causal entre o evento adverso e a medicação?

  • Nesse ponto, o evento adverso torna-se uma reação adversa à medicação, porque uma relação causal foi estabelecida entre um evento adverso, no início aparentemente não ligado à medicação]

Qual a incidência de eventos adversos em hospitais de Nova York?

  • Estudo clássico realizado pela Prática Médica de Harvard (HMPS) em 1984 com mais de 30.000 prontuários em 52 hospitais de Nova York, a incidência de eventos adversos foi de 3,7 em cada 100 hospitalizações, dos eventos adversos 6,5% resultaram

Postagens relacionadas: