Quais são os platelmintos parasitas?

Índice

Quais são os platelmintos parasitas?

Quais são os platelmintos parasitas?

Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas. São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.

Quais os platelmintos parasitas do ser humano?

Os platelmintos parasitas são muito conhecidos por provocarem doenças no homem, sendo esse o caso do esquistossomo e da tênia. Na maioria das espécies parasitas, observa-se uma cobertura no corpo que ajuda a proteger esses animais no interior do hospedeiro.

Qual Platelminto não é um parasita?

Classes dos platelmintos Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).

Como exemplos de platelmintos parasitas podemos citar?

Apesar de serem bastante conhecidos por causarem doenças no homem, apenas 20% dos platelmintos são parasitas. Como exemplo de platelminto parasita do homem, podemos citar: a) planária. b) tênia.

Quais são as doenças que os platelmintos podem causar no ser humano?

Verminoses causadas por Platelmintos

  • Esquistossomose.
  • Teníase e Cisticercose.
  • Cisto hidático (Hidatidose)

O que são platelmintos e quais as doenças transmitem?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Qual platelminto não apresenta vida parasitária * 1 ponto?

A resposta correta é a letra b=planária,pois planária é um platelminto do tipo de animais que geralmente não são parasitas. A planária.

Quais as principais diferenças na estrutura corporal de platelmintos de vida livre e parasitas?

Os platelmintos possuem um epitélio simples, sendo a epiderme formada por uma camada simples de células. As espécies parasitas apresentam uma cutícula de proteção e, em alguns casos, ventosas para fixação. Alguns apresentam cílios na região ventral, para fins de locomoção.

Postagens relacionadas: