O que são plantas vasculares de dois exemplos?

Índice

O que são plantas vasculares de dois exemplos?

O que são plantas vasculares de dois exemplos?

As chamadas plantas vasculares, por sua vez, possuem vasos condutores e apresentam como representantes as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As pteridófitas são também chamadas de plantas vasculares sem sementes, uma vez que possuem vasos condutores e são incapazes de produzir sementes.

Quais são os grupos de plantas vasculares?

As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos.

Como é formado o sistema vascular das plantas?

Assim como os animais, as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções: os tecidos. O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.

Quais são as plantas Traqueófitas também chamadas de vasculares?

As pteridófitas são chamadas traqueófitas ou plantas vasculares, o que é uma novidade evolutiva em relação às briófitas. Isso quer dizer que têm dois tecidos condutores diferenciados: o xilema e o floema.

Quais são as plantas que possuem sistema vascular?

  • As traqueófitassão as plantas que possuem sistema vascular, estando incluso nesse grupo as plantas vascularessem sementes, as gimnospermase as angiospermas. A presença do sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema, contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre.

Quais são as plantas vasculares sem sementes?

  • As plantas vasculares sem sementes incluem os filos Lycopodiophytae Pteridophyta(Figuras 1 e 2). Os representantes mais comuns do filo Lycopodiophyta são os licopódios e a Selaginella. Os licopódios apresentam um esporófitoconstituído por um rizomaramificado, do qual se desenvolvem os ramos aéreos e as raízes.

Quais são essas plantas?

  • Essas plantas podem ser agrupadas em duas grandes classes: as monocotiledôneas, que incluem as palmeiras (figura 4), bromélias e orquídeas, e as eudicotiledôneas, tendo como representantes o feijão, o ipê-amarelo e o cacto.

Postagens relacionadas: