Quais são as principais características dos planaltos das planícies e das depressões?

Índice

Quais são as principais características dos planaltos das planícies e das depressões?

Quais são as principais características dos planaltos das planícies e das depressões?

Os planaltos, por serem geralmente mais altos dos que as planícies, apresentam o predomínio de processos erosivos. Isso quer dizer que o desgaste do solo é maior do que o acúmulo de sedimentos, que costuma deslocar-se para áreas mais baixas.

Quais são as principais características dos relevos?

O relevo brasileiro se caracteriza por apresentar grandes variações regionais, com destaque para depressões, planaltos e planícies. Entende-se por relevo as diversas formas da superfície terrestre que se diferenciam de acordo com a estrutura geológica de origem e agentes de formação e de transformação.

Quais são os dois tipos de relevo?

De acordo com essa divisão, duas formas de relevo são predominantes: os planaltos e as planícies.

O que é uma chapada forma de relevo?

As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas. As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis.

Quais são as características das depressões?

Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. ... Depressões configuram uma unidade de relevo que possui área mais baixa em relação às áreas que estão em suas margens.

Quais são os planaltos?

  • Planaltos. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

Quais são os limites das planícies?

  • Como o próprio nome sugere, são áreas mais ou menos planas, mas no alto, com altitudes superiores a 200 metros. Seus limites são bem marcados, geralmente pelas escarpas (formações íngremes que ligam a planície ao planalto) e por serras. Apesar de apresentar essas áreas planas, elas são mais onduladas e até acidentadas do que as planícies.

Quais são as formas do Planalto Brasileiro?

  • Dentro do planalto brasileiro encontramos formas como os picos, serras, colinas, morros e chapadas. As planícies são formadas em terrenos planos com altitudes que não ultrapassam os 100 m, e nelas predominam o processo de acumulação de sedimentos de origem marinha, lacustre ou fluvial em áreas planas.

Postagens relacionadas: