O que são soros na planta?

Índice

O que são soros na planta?

O que são soros na planta?

Em botânica, chamam-se soros a órgãos que se formam em algumas espécies de pteridófitas, onde se desenvolvem os esporângios. Nas samambaias, normalmente os soros formam-se na face inferior da folha. ... Para além de serem encontrados em plantas, os soros também ocorrem em algas e fungos.

Qual a função dos soros nas pteridófitas?

Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.

O que são soros em que classe de plantas eles ocorrem?

Estruturas de reprodução assexuada presente nas plantas do grupo Pteridófitas.

Qual é a importância econômica das pteridófitas?

Pteridófitas são utilizadas para alimentação em diversas partes do mundo. Em geral, as partes consumidas são os brotos jovens (báculos) que possuem baixa concentração de compostos químicos em comparação com as frondes adultas.

Quais são os soros?

  • Os soros (latim: sorum, plural: sori) são agregados de esporângios, que por sua vez alojam os esporos. Em botânica, chamam-se soros a órgãos que se formam em algumas espécies de pteridófitas, onde se desenvolvem os esporângios. Para além de serem encontrados em plantas, os soros também ocorrem em algas, fungos e líquenes.

Como os soros podem ser recobertos?

  • Os soros podem ser recobertos por uma estrutura designada por indúsio. Alguns fetos apresentam os esporângios dispersos ao longo de segmentos de folhas reduzidos ou ao longo (ou apenas no interior) da margem da folha. As licófitas, ao contrário, apresentam os esporângios na superfície adaxial (o lado superior) das folhas ou lateralmente nos caules.

Como são formados os esporos?

  • Os esporos são formados no esporangióforo encapsulando cada núcleo haplóide e citoplasma numa membrana externa resistente. Dando continuação ao processo de reprodução assexuada, esses esporos são dispersos pelo vento ou pela água e germinam formando hifas haplóides.

Postagens relacionadas: