O que é um ponto de acesso biblioteconomia?

Índice

O que é um ponto de acesso biblioteconomia?

O que é um ponto de acesso biblioteconomia?

Primeiramente, um “ponto de acesso” é definido como “um nome, termo, código, etc. por meio do qual, dados bibliográficos ou de autoridade são procurados e identificados” (Statement…, 2009, p. 9, tradução nossa).

Como é feita a catalogação?

Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª. edição).

Por que devemos usar as regras e normas na catalogação?

Para identificar partir de suas características formais e de seu conteúdo, como autor, título, local de publicação, ano de publicação, características físicas, etc.

O que é indicação de responsabilidade?

A indicação de responsabilidade é a parte da descrição do documento que identifica o nome das pessoas responsáveis pelo conteúdo intelectual ou artístico, das entidades das quais emana o conteúdo ou das pessoas ou entidades responsáveis pela execução do conteúdo do documento.

Porque é importante usar aacr2r?

A utilização do código AACR2 foi difundida, principalmente, para descrição dos dados e facilitar a sua recuperação posteriormente, enquanto que o RDA tem a proposta não só de organização do acervo, mas também para a preservação da memória, uma vez que este código permite a descrição do objeto digital, em que a obra ...

O que é a catalogação de documentos?

A catalogação é a descrição bibliográfica de um documento feita numa ficha bibliográfica, de modo a que seja identificado com precisão. ... Cada zona, onde se vão inscrever os elementos da descrição, tem uma fonte determinada - fonte principal de informação.

Quais são as funções da catalogação?

A catalogação é conhecida também como Catalogação Descritiva ou Representação Descritiva da Informação, pois fornecerá uma descrição única e precisa do documento, servindo também para estabelecer os pontos de acesso de autor e prover a informação bibliográfica adequada para identificar uma obra, assim, segundo Mey, a ...

Qual a importância da catalogação documental?

A catalogação permite ao usuário localizar um item específico, bem como permite outra biblioteca localizar um determinado material e saber quais são os materiais existentes em acervos das outras bibliotecas.

O que é o AACR2?

Adotado no Brasil pelo código de catalogação Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), a ficha catalográfica é um conjunto de dados sistematicamente ordenados, que traz a descrição física e temática do trabalho, É um elemento obrigatório segundo a NBR .

Quais são os pontos de acesso mais comuns?

  • Os pontos de acesso mais comuns são: Autor, Título, Série e Assunto. Assim, produzia-se uma cópia da ficha catalográfica para cada tipo de ponto de acesso, sendo que, alguns livros poderiam possuir mais de um ponto de acesso do mesmo tipo.

Como funciona a catalogação?

  • A catalogação gera uma representação única de um determinado item, para que não exista duplicidade para o usuário na hora de recuperar o item, possibilita o agrupamento de itens de mesmo tema ou áreas parecidas e a sua localização no acervo da biblioteca.

Quais são os pontos de acesso do acervo?

  • Além dos pontos de acesso, também fazem parte da ficha catalográfica a descrição bibliográfica e o número de chamada. A descrição bibliográfica consiste na individualização de um material bibliográfico de modo a torná-lo único entre os demais materiais que compõem um acervo.

Qual é o ponto de acesso de um assunto?

  • Por exemplo, o ponto de acesso que representa uma pessoa é chamado de “ ponto de acesso de nome pessoal”, enquanto que o representa um assunto pode ser chamado de “ ponto de acesso de assunto”. Alguns exemplos de pontos de acesso: Wilde, Oscar, (Ponto de acesso autorizado para o escritor Oscar Wilde construído de acordo com o RDA)

Postagens relacionadas: