O que são polímeros de adição de exemplos?

Índice

O que são polímeros de adição de exemplos?

O que são polímeros de adição de exemplos?

Polímeros de adição são aqueles formados por meio da quebra de ligações dos alcenos, por reações de adição. São exemplos de polímeros de adição: politetrafluoretileno (teflon); policianeto de vinila (poliacrilonitrila); poliacetato devinila (PVA), polieritreno (borracha sintética), etc.

Quais são os exemplos de polímeros naturais?

  • E mais do que isso, temos também as proteínas e polissacarídeos, como exemplos de polímeros naturais. Quanto as proteínas, um ótimo exemplo é a queratina presente nos fios de cabelo, também a caseína do leite e a fibroína encontrada na seda da teia de aranhas.

Como é o termo polímero?

  • O termo polímero, formado a partir da junção das palavras gregas poli, que significa “muitas”, e mero, que quer dizer “partes” significa justamente o agrupamento de diversas moléculas, ou meros, para formar uma macromolécula. Mas, como esse processo acontece?

Por que os materiais não são polímeros?

  • Portanto, embora pratos de papel, copos de isopor, garrafas de plástico e um bloco de madeira sejam exemplos de polímeros, existem alguns materiais que não são polímeros. Exemplos de materiais que não são polímeros incluem: Normalmente, esses materiais formam ligações químicas, mas não as longas cadeias que caracterizam os polímeros.

Qual a propriedade dos polímeros?

  • Em geral, as propriedades dos polímeros são dadas pelos átomos que formam as cadeias laterais dos monômeros. Essas cadeias formam os grupos funcionais dos compostos orgânicos. Existem famílias de compostos orgânicos cujas características são dadas pelos grupos funcionais ou cadeias laterais.

Postagens relacionadas: