O que são portas digitais e analógicas?
Índice
- O que são portas digitais e analógicas?
- Qual a principal função das portas analógicas?
- O que é uma porta digital?
- Quantas portas analógicas do Arduino Uno possui?
- O que são portas digitais do Arduino?
- Qual a função das portas digitais e analógicas da placa Arduino?
- O que é porta PWM?
- O que é uma porta digital Arduino?
- Como converter as grandezas analógicas em digitais?
- Como desenvolver aplicações analógicas?
- Quais são as entradas analógicas da placa Arduino?
- Como é possível trabalhar com variáveis analógicas?
O que são portas digitais e analógicas?
Digital vs Analógico Grandezas digitais são aquelas que não variam continuamente no tempo, mas sim em saltos entre valores bem definidos. ... Grandezas analógicas são aquelas que, ao contrário das grandezas digitais, variam continuamente dentro de uma faixa de valores.
Qual a principal função das portas analógicas?
Uma placa Arduino possui um conjunto de pinos destinados a lidar com este tipo de grandeza, onde, alguns são utilizados como entradas analógicas, isto é, possuem a função de receber dados provenientes de grandezas analógicas, enquanto outros, possuem a função de produzir informações que simulam o comportamento de ...
O que é uma porta digital?
Em sistemas digitais, as portas lógicas são utilizadas para realizar operações com sinais elétricos. Nesse artigo, você entenderá mais sobre o funcionamento de cada porta lógica e aprenderá a base da Eletrônica Digital.
Quantas portas analógicas do Arduino Uno possui?
A placa Arduino Uno possui 6 entradas analógicas, nomeadas A0 até A5. Para utilizá-las é necessário utilizar a função analogRead(pino). Os pinos analógicos não necessitam ser configurados como entrada (INPUT) ou saída (OUTPUT).
O que são portas digitais do Arduino?
O Arduino Uno oferece 14 portas digitais que podem ser utilizadas tanto para entrada (input) como para saída (output) e que podem ser utilizadas para comandar 14 dispositivos externos. Estas portas vão de 0 a 13, observe com atenção a figura ao lado.
Qual a função das portas digitais e analógicas da placa Arduino?
O microcontrolador da Arduino trabalha internamente com dados digitais, portanto é necessário traduzir um sinal analógico para um valor digital. A técnica utilizada para leitura de um sinal analógico pelo Arduino é a conversão analógica digital.
O que é porta PWM?
PWM é uma técnica utilizada para controle de dispositivos variando a intensidade. Por exemplo, intensidade de giro de um motor, brilho de uma lâmpada e etc. Para exemplificar o uso de PWM vamos montar um circuito com Arduino para controlar o brilho de um LED.
O que é uma porta digital Arduino?
O Arduino Uno oferece 14 portas digitais que podem ser utilizadas tanto para entrada (input) como para saída (output) e que podem ser utilizadas para comandar 14 dispositivos externos. Estas portas vão de 0 a 13, observe com atenção a figura ao lado.
Como converter as grandezas analógicas em digitais?
- Como tudo no Arduino é processado de forma digital, é necessário converter as grandezas analógicas em digitais e vice-versa. Esses conversores já estão embutidos no Arduino, de forma que é necessário apenas que compreenda o básico do processo de conversão para poder utilizar essas portas analógicas.
Como desenvolver aplicações analógicas?
- Antes de partirmos para o desenvolvimento de aplicações praticas utilizando algum tipo de sistema embarcado como por exemplo, uma placa Arduino, é necessário que o leitor tenha o conhecimento necessário para diferenciar uma grandeza analógica de uma grandeza digital.
Quais são as entradas analógicas da placa Arduino?
- A placa Arduino UNOpossui 6 canais de conversor analógico digital. Essas entradas são nomeadas de A0 a A5 e são exibidas na figura a seguir: Figura 1 – Entradas analógicas da placa Arduino
Como é possível trabalhar com variáveis analógicas?
- Com um pouco de observação, pode-se notar que o mundo é quase todo formado por variáveis analógicas, tais como posição, temperatura e pressão, de forma que, torna-se necessário saber trabalhar com esses tipos de grandezas. Um Arduino UNO, por exemplo, possui um conjunto de pinos destinados a serem utilizados como entradas analógicas.