O que quer dizer teratogenicidade?

Índice

O que quer dizer teratogenicidade?

O que quer dizer teratogenicidade?

Capacidade de produzir malformações congênitas no feto.

O que é um Teratógeno dê exemplos?

Chamamos de agente teratogênico tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (restrição de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental.

O que é o efeito teratogênico?

Define-se como agente teratogênico qualquer substância, organismo, agente físico ou estado de deficiência, que estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz alteração na estrutura ou função da descendência.

Qual a importância em saber sobre drogas teratogênicas e desenvolvimento embrionário?

É importante que mulheres em idade fértil e gestantes sejam informadas sobre os riscos teratogênicos de exposições a diversas drogas para que essas sejam utilizadas em doses seguras, caso exista documentação na literatura comprovando o seu efeito teratogênico.

O que são agentes teratogênicos?

Agente teratogênico é definido como o agente físico, químico, biológico ou estado de deficiência que, durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do concepto. Informações sobre a conduta a ser tomada no caso de exposições a teratogênicos durante a gestação são imprescindíveis.

Postagens relacionadas: