Quais são os resíduos do serviço de saúde?

Quais são os resíduos do serviço de saúde?

Quais são os resíduos do serviço de saúde?

Podendo ser constituídos de: agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartáveis, filmes radiológicos, entre outros. Neste artigo abordaremos sobre o que a lei diz sobre os resíduos dos serviços de saúde.

O que é gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde RSS?

O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à ...

Não são geradores de resíduos do serviço de saúde?

Segundo a Resolução da Anvisa Nº , definem-se como Geradores de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) qualquer serviço oferecido à saúde humana ou animal, inclusive assistência domiciliar, instituições de ensino e pesquisa da área da saúde e, até mesmo, unidades móveis de atendimento são designadas como geradores ...

Qual a classificação dos Resíduos de Serviços de saúde?

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: ... -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.

Quais são os Resíduos infectantes?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

O que é gerenciamento de resíduos hospitalares?

O gerenciamento de resíduos hospitalares exige adequado manejo para evitar que esses materiais se tornem veículos de doenças ou gerem riscos de acidentes durante o tratamento. Os resíduos — conhecidos como RSS — são produzidos diariamente em hospitais, clínicas, laboratórios e diversas instituições da área de saúde.

O que são Resíduos de Serviços de Saúde Comente sobre os 5 grupos?

Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em: -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.

Quais são os resíduos de saúde?

  • Pois bem, conforme a NBR 12.808, os resíduos dos serviços de saúde ou hospitalares são os resíduos produzidos pelas atividades de unidades de serviços de saúde (hospitais, ambulatórios, postos de saúde, etc.). Os resíduos de saúde são: hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, postos de saúde, entre outros locais.

Como cuidar dos resíduos de serviços de saúde?

  • No entanto, é necessário que o profissional tome muito cuidado com eles. Os resíduos de serviços de saúde fazem parte dos resquícios sólidos urbanos gerados, mas possuem uma importância maior pelo risco que apresentam se descartados de maneira inadequada.

Qual a classificação dos resíduos de serviço da Saúde?

  • Assim, a classificação dos resíduos de serviço da saúde é feita levando em consideração as características e os riscos que os mesmos podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a Resolução CONAMA número 358 (05) e a Resolução RDC número 306 da ANVISA (04), os RSS são classificados em cinco grupos, sendo eles:

Como gerenciar os resíduos de saúde?

  • O gerenciamento dos resíduos de saúde tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Postagens relacionadas: