Quais são as pregas Peritoneais?

Índice

Quais são as pregas Peritoneais?

Quais são as pregas Peritoneais?

Principais pregas peritoneais: meso e omento.

O que é e quais são as pregas Peritoneais?

Pregas peritoneais Consiste numa reflexão de peritônio que se encontra elevada da parede abdominal por vasos sanguíneos, ductos ou ligamentos formados a partir de vasos fetais obliterados subjacentes.

Quais são as 5 grandes pregas Peritoneais?

Todas elas são produzidas pela presença de estruturas no tecido extraperitoneal:

  • ligamento umbilical mediano, resultante do úraco (estrutura embrionária que vai da bexiga ao umbigo) fibrosado, produz a prega umbilical mediana.
  • as a.a. umbilicais obliteradas produzem as pregas umbilicais mediais, uma de cada lado.

São pregas de peritônio que se estendem entre dois órgãos?

Quando o peritônio visceral se torna um meso ou ligamento, o mesmo acompanha o órgão e entre órgão e a parede abdominal forma a lâmina peritoneal. Já quando o peritônio visceral se torna um omento maior ou menor (lembra um avental) as pregas se estendem entre dois órgãos.

Que prega peritoneal liga o intestino delgado a parede posterior do abdome?

Mesentério: É formado pela invaginação do peritônio por um órgão. É responsável por unir um órgão intraperitoneal à parede do corpo, geralmente a parede abdominal posterior.

O que é uma estrutura Retroperitoneal?

Os órgãos secundariamente retroperitoneais são aqueles que foram parcial ou totalmente recobertos por peritônio durante o desenvolvimento embrionário. Os rins e os ureteres são retroperitoneais desde o início do seu desenvolvimento.

Qual a maior prega peritoneal?

O omento maior cai como uma cortina cobrindo a superfície anterior do intestino delgado. Ele se origina do duodeno proximal e da curvatura maior do estômago e, então, se dobra para se ligar superiormente à superfície anterior do cólon transverso e ao seu mesentério, na borda inferior.

Como se divide o peritônio?

O peritônio é formado por duas lâminas: o peritônio parietal e o peritônio visceral. Dessa maneira, o retroperitônio é o espaço da cavidade abdominal que é posterior ao que é recoberto pelo peritônio.

Quais são as funções do peritônio?

  • Quais as Funções do Peritônio? Conforme mencionamos, em essência, a função do peritônio é proteger e sustentar os órgãos presentes nas regiões abdominal e pélvica. No entanto, essa membrana exerce funções complementares que precisam ser mencionadas. Vejamos quais são. Conectar os órgãos uns aos outros;

Quais são as alterações do peritônio?

  • Nestas alterações o peritônio é levado com as vísceras, sofrendo torções, fusões e coalescências. Por outro lado, muitos órgãos abdominais são extremamente móveis e o peritônio tem que se dispor de modo a fixá-los e, ao mesmo tempo, permitir sua mobilidade.

Como funciona o líquido peritoneal?

  • O líquido peritoneal permite que as camadas do peritônio deslizem uma sobre a outra com pequeno atrito, enquanto se movimentam junto com os órgãos abdominopélvicos. Quando o peritônio se dobra ao recobrir os órgãos, ele forma bolsas (recessos) que podem se encher de fluidos, caso haja uma inflamação dos órgãos adjacentes.

Quais os andares da cavidade peritoneal?

  • Andares supra e inframesocólico A cavidade peritoneal é dividida em andares supra e inframesocólicos, separados pelo mesocolo transverso e em uma terceira porção, a porção pélvica, situada abaixo do estreito superior da pelve. Os andares supra e inframesocólicos serão vistos a seguir enquanto a porção pélvica será vista quando do estudo da pelve.

Postagens relacionadas: