O que é a produção de subjetividade?
O que é a produção de subjetividade?
A idéia de produção da subjetividade pode ser enriquecida pela noção de subjetivação (Foucault, 1988, 1990; Deleuze, 1992). Essa noção vem sempre precedida das palavras “formas”, “modos”, “proces- sos”, que apontam que a subjetivação nunca está aca- bada, mas se constitui como um processo contínuo (Prata, 2001).
O que é o processo de subjetivação?
Subjetivação, basicamente, é o processo de tornar-se sujeito. Assim como a noção de sujeito, esse termo está ancorado em diferentes perspectivas nas ciências humanas. ... Para Alain Touraine (2006) o processo de subjetivação é “a construção, por parte do indivíduo ou do grupo, de si mesmo como sujeito”.
O que são processos de singularização?
Os processos de singularização Um processo de singularização é caracterizado por ser automodelador, por possibilitar a construção de seus próprios referenciais, teóricos ou práticos, ao entrar em contato com as diferentes situações.
Para que serve a subjetividade?
De fato, se a subjetividade é, como definimos acima, uma expressão de nossa relação com as coisas, através da história, então, o modo mais imediato pelo qual essa relação se expressa é o corpo, entendido não apenas como corpo orgânico, mas também como o corpo construído pelas relações com as coisas que encontra durante ...
Qual é o processo de subjetivação?
- Trata-se de um tipo de procedimento sobre o processo de subjetivação e volta-se para a discussão da construção da subjetividade por meio da possessão do outro – exterioridade social –, no imbricamento com outro sujeito. c) Sousa (2009) analisa o corpo mediante a proliferação de tecnologias que o investem e o transformam em texto no espaço virtual.
Qual a proposta da subjetividade?
- Existe então a proposta de uma concepção transversal da subjetividade, respondendo desde os territórios existenciais até universos incorporais, tendo implicações sociais e culturais (GUATTARI, 1992). O segundo problema é referente ao crescente desenvolvimento de subjetividades produzidas de maneira maquínicas.
Por que a subjetividade é um produto social?
- No entanto, importa mais, nesse momento, apontar o que a psicologia tem a dizer sobre a subjetividade, já que essa área estuda o ser humano nas suas várias particularidades, nos seus diferentes modos de ser. De acordo com as ideias do behaviorismo radical, a subjetividade é um produto social.
Qual a noção de subjetividade?
- Ressaltamos, nesta definição de subjetividade, a presença de uma noção de subjetividade que supõe a capacidade de mediatizar e de projetar-se num futuro através de um ideal, ou seja, um ser criativo, senhor do seu destino e com a possibilidade de se inventar. No entanto, essa noção pode ser expandida com a noção de sujeito proposta pela Psicanálise