Como começar na charcutaria?

Índice

Como começar na charcutaria?

Como começar na charcutaria?

Além disso saiba que, se você quiser começar na arte da charcutaria, vai precisar de alguns equipamentos como uma mesa, afiador de facas, balança, moedor de carnes e seringas. Também são necessários equipamentos para ensacar e amarrar as carnes, como uma embutidora de carnes, uma câmara frigorífica e um defumador.

Qual o significado do termo charcutaria?

  • Charcutaria é um termo que tem sido mais encontrado por aí nos últimos tempos, como é o caso dos grupos online que compartilham experiências sobre essa técnica milenar. Muitas pessoas o conhecem apenas referente ao ato de preparar linguiças, mas há muito mais no universo charcuteiro do que apenas encher embutidos em forma de salsicha.

Quais produtos podem ser utilizados nas técnicas da charcutaria?

  • Veja alguns produtos que podem ser utilizados nas técnicas da charcutaria: Sais de cura: são os conservantes nitrito de sódio e nitrato de sódio que evitam a proliferação de bactérias nocivas, como a causadora do botulismo. Sal: através da osmose promovida por ele, ele desidrata as carnes, além de servir para frear a fermentação em alguns casos.

Qual a técnica de desidratação da charcutaria?

  • Ou seja, enquanto a defumação retira a umidade do alimento exclusivamente no defumador, a técnica de desidratação permite que outros recursos sejam utilizados. A desidratação em ambiente controlado, produzem os produtos mais procurados da charcutaria como salames, copas e presunto crú.

Quais são os equipamentos fundamentais para a charcutaria?

  • Além destes, há também alguns outros equipamentos fundamentais para o procedimento da charcutaria, tais como: câmara frigorífica, estufa a vácuo e a vapor, gerador de fumaça/defumador, mesa de ferro e tampo de polipropileno e seladora a vácuo para embalar os produtos.

Postagens relacionadas: