O que é um produto semi elaborado?

Índice

O que é um produto semi elaborado?

O que é um produto semi elaborado?

III - aquele, cujo custo da matéria-prima de origem animal, vegetal ou mineral represente mais de 60% do custo do correspondente produto, apurado segundo o nível tecnológico disponível no País.

Qual lei foi desenvolvida para incentivar a atividade de exportação dos Estados e municípios exportadores de produtos primários e Semi-elaborados?

Feita pelo então ministro do Planejamento Antonio Kandir, transformou-se na Lei Complementar 87/96, que já foi alterada por várias outras leis complementares. ... Uma das normas da Lei Kandir é a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços.

O que representa a Lei Kandir?

A disputa entre estados exportadores e União sobre perdas de arrecadação existe desde 1996, quando a Lei Kandir exonerou as exportações de todos os tributos, inclusive estaduais, e remeteu a uma outra lei complementar como seriam feitas as compensações aos estados e ao Distrito Federal.

Qual lei regulamenta o ICMS?

Lei 6.374/89 – Lei Estadual que dispõe sobre a instituição do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS. Saiba mais... Regulamento do ICMS – Decreto estadual com as normas que regem o ICMS.

O que é produto elaborado?

1º da referida Lei Complementar, por negação inversa, considerar-se-á produto industrializado aquele que tenha sofrido qualquer processo que implique modificação na natureza química originária, exatamente como entendeu a MMa.

O que é semi industrializado?

São aqueles produtos que não são produzidos em grande escala como:pasteis,pães que são produzidos diariamente.

Quem criou o imposto ICMS?

Instituição do imposto. O campo de incidência do ICMS é definido, na origem, pela própria Constituição Federal, em seu Art. 155. A Constituição atribuiu competência tributária aos estados para criação de lei geral sobre o ICMS, ao qual se concretizou por meio da Lei Complementar 87/1996, chamada "Lei Kandir".

Porque a Lei Kandir tem esse nome?

A lei Kandir isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação. A lei tem este nome em virtude do seu autor, Antônio Kandir, à época ministro do Planejamento do Governo Fernando Henrique Cardoso.

Quando foi implementado o ICMS?

O campo de incidência do ICMS é definido, na origem, pela própria Constituição Federal, em seu Art. 155. A Constituição atribuiu competência tributária aos estados para criação de lei geral sobre o ICMS, ao qual se concretizou por meio da Lei Complementar 87/1996, chamada "Lei Kandir".

Postagens relacionadas: