Quais são as características da projeção de Mercator?

Índice

Quais são as características da projeção de Mercator?

Quais são as características da projeção de Mercator?

A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.

Qual a importância da projeção cônica?

As projeções cônicas são as projeções cartográficas mais adequadas para a representação de países em médias latitudes e/ou para a representação de um determinado hemisfério. São pensadas como se fosse colocado um cone sobre um dos hemisférios terrestres.

Quais são as características dos mapas de Peters?

A Projeção de Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. ... Além disso, nesse planisfério, a África é colocada no centro do mapa, ao contrário da projeção de Mercator, em que a Europa encontrava-se no centro.

Quais são as características da projeção cilíndrica?

A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos.

Qual o objetivo das projeções cartográficas?

  • O principal objetivo das projeções cartográficas é representar uma área tridimensional de forma bidimensional. A escolha do tipo de projeção dependerá do propósito do mapa.

Por que as projeções cartográficas apresentam distorções?

  • Por que as projeções cartográficas apresentam distorções? Devido à grande dificuldade de representar algo esférico em uma superfície plana, as projeções cartográficas costumam apresentar distorções, sejam elas na área, na forma ou no ângulo.

Quais são as projeções mais importantes?

  • Dependendo da representação pretendida, elas são classificadas de três maneiras: Polar, Equatorial e Oblíqua. Dos três modelos apresentados acima, temos diversos tipos de projeções que foram estudados por muitos geógrafos. As mais importantes são:

Qual a importância da projeção equidistante?

  • Projeção Equidistante: A distância é preservada, porém as áreas e ângulos são deformadas; Dessa forma as projeções cartográficas ao minimizarem as imperfeições, proporcionam maior rigor científico à cartografia. O globo terrestre, por exemplo, é uma representação esferoidal da Terra. Por isso, vamos entender primeiro a importância dos mapas.

Postagens relacionadas: