Qual a diferença entre petéquias e Purpuras?
Qual a diferença entre petéquias e Purpuras?
São pontos hemorrágicos maiores que as petéquias, chegam a cerca de 1cm. Também ocorre por diapedese, mas podem ocorrer também por reunião de petéquias.
Como são as petéquias?
As petéquias apresentam uma aparência muito característica, avermelhada a marrom, de tamanho muito pequeno, surgindo em aglomerados, mais frequentemente nos braços, pernas e barriga. Geralmente, as petéquias surgem acompanhadas de outros sintomas característicos da doença ou condição que levou à sua origem.
O que causa equimose na pele?
A principal causa da equimose são as contusões ou lesões que ocorrem ao praticar atividade esportiva ou em casos de acidentes domésticos, escolares, profissionais ou de trânsito.
O que é uma equimose?
A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.
Quais são as causas da petéquia e púrpura?
- Apesar de existirem muitas causas possíveis para petéquias e púrpura, ambas condições podem ser sinais de problemas maiores, tais como: reações alérgicas, doenças autoimunes ou deficiência de vitamina. A púrpura também pode ser causada por uma baixa contagem de plaquetas no sangue.
Qual a diferença entre púrpura e equimose?
- Púrpuras são manchas semelhantes à petéquias, apenas maiores, com um tamanho máximo de 1 cm. Tal como acontece com as petéquias, a púrpura não desaparece quando uma pressão é aplicada sobre a pele. Qualquer hemorragia na pele maior do que 1 cm é diagnosticada como uma equimose, que é comumente chamada de hematoma.
Quais são as petéquias?
- Petéquias são minúsculas manchas puntiforme que, geralmente, aparecem em grupos semelhantes a uma erupção cutânea. A maioria dos médicos consideram manchas com tamanho até 3 mm ou 4 mm, para um diagnóstico.
Por que a púrpura pode ser causada?
- A púrpura também pode ser causada por uma baixa contagem de plaquetas no sangue. Tratar estes sinais de pele é uma questão de identificar e lidar com o problema subjacente.