Quais os tipos de provas permitidos no ordenamento jurídico brasileiro?

Índice

Quais os tipos de provas permitidos no ordenamento jurídico brasileiro?

Quais os tipos de provas permitidos no ordenamento jurídico brasileiro?

No direito português, destacam-se como meios de prova: a confissão (artigos 352.º/361.º), a prova documental (artigos 362.º/388.º), a prova pericial (artigos 388.º/389.º), a prova por inspeção (artigos 390.º/391º), a prova testemunhal (artigos 392.º/396.º todos do Código Civil).

Qual a finalidade da prova?

  • Toda prova possui como características o objeto (os fatos que desejam certificar), a finalidade (convicção sobre determinada alegação), o destinatário (o magistrado que julgará a causa) e os meios (espécies de provas para constatar o fato), podendo ser obtidas de acordo com a lei ou de forma ilícita.

Qual a finalidade da prova no Processo Civil?

  • A prova no processo civil visa trazer autenticidade aos fatos que estão sob julgamento, devendo ser produzida dentro dos limites impostos pela legislação ordinária e constitucional.

Quais são as provas no processo penal?

  • Artigos Provas no Processo Penal. Análise sobre as provas no processo penal, dispondo sobre os princípios que devem ser observado para a realização das provas bem como os tipos de provas e quais provas são admitidas no processo penal. É por meio das provas que o juiz formará sua convicção sobre a verdade dos fatos.

Quais são as provas?

  • Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se um rápido histórico das provas, seu objeto, finalidade e meios de prova, provas lícitas, ilícitas, além das demais classificações que possuem envergadura na prática processual penal e um breve diálogo acerca do ônus da prova e a possibilidade de sua inversão.

Postagens relacionadas: