O que são e para que servem as projeções cartográficas?

Índice

O que são e para que servem as projeções cartográficas?

O que são e para que servem as projeções cartográficas?

Projeções cartográficas são representações de uma superfície esférica em uma superfície plana. Existem diversos tipos de projeções, mas todas apresentam deformações. ... Projeções cartográficas são representações da superfície esférica da Terra em um plano, possibilitando a construção de um mapa.

Qual a minha latitude e longitude?

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.

O que são e para que servem as projeções?

As Projeções Cartográficas têm por objetivo representar a Superfície Terrestre ou parte dela em uma superfície plana, sendo a base para a construção de mapas. Uma projeção cartográfica pode ser definida como um sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode-se gerar um mapa.

Qual o significado de latitude e longitude?

  • Nesse tipo de projeção, os meridianos e paralelos são perpendiculares entre si. O cilindro tangencia a Terra na Linha do Equador, portanto, nessas regiões as dimensões são mais conservadas. No entanto, a medida que se aproxima dos polos - zonas de baixa latitude - a deformação aumenta. Veja o significado de latitude e longitude.

Quais são as projeções cartográficas?

  • Os mapas são considerados instrumentos importantes e essenciais para que seja feita a análise e a interpretação da realidade espacial, sendo que as projeções cartográficas são a base para a construção dos mapas. Vamos entender melhor o desenvolvimento das projeções cartográficas e sua relação na construção dos mapas, a seguir.

Qual a importância da projeção equidistante?

  • Projeção Equidistante: A distância é preservada, porém as áreas e ângulos são deformadas; Dessa forma as projeções cartográficas ao minimizarem as imperfeições, proporcionam maior rigor científico à cartografia. O globo terrestre, por exemplo, é uma representação esferoidal da Terra. Por isso, vamos entender primeiro a importância dos mapas.

Postagens relacionadas: