Quais são as práticas Edaficas?

Índice

Quais são as práticas Edaficas?

Quais são as práticas Edaficas?

As práticas de caráter edáfico são aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além do controle da erosão, mantêm-se ou melhoram a fertilidade do solo.

O que são práticas vegetativas?

Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.

O que são práticas conservacionistas edáficas do solo?

- Práticas de caráter edáfico São as práticas conservacionistas que são utilizadas no sistema de cultivo. Estas práticas proporcionam o controle da erosão e mantêm ou melhoram a fertilidade do solo.

Quais são as práticas conservacionistas de caráter edáfico?

5.2.2 Práticas de caráter edáfico São práticas conservacionistas que visam a melhoria da fertilidade do solo através da correção da acidez, uso de adubação verde, adubação química e adubação orgânica. Todas proporcionam melhor cobertura vegetal do terreno, diminuindo, portanto as perdas de solo e água.

Quais as práticas existem para conter a erosão do solo e da água?

A erosão pode ser controlada, ainda, pela construção, via cortes e aterros, de estruturas artificiais que minimizam a velocidade das enxurradas, como, por exemplo, nos canais de escoamento, nas bacias de captação, no terraceamento.

Como se divide as práticas vegetativas?

  1. Alternância de capinas.
  2. Cobertura morta.
  3. Rotação de culturas.
  4. Formação e manejo de pastagem.
  5. Quebra-ventos.
  6. Florestamento e reflorestamento.
  7. Cordão de vegetação permanente.
  8. Recomposição de matas ciliares.

O que é manejo do solo Cite exemplos?

Manejo e conservação do solo. O manejo, a proteção e uso do solo devem-se basear, primeiramente, no seu potencial produtivo. ... Um bom manejo do solo é aquele que propicia boa produtividade no tempo presente e que, também, possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro.

Quais são as práticas vegetativas de conservação do solo?

Práticas Vegetativas: alternância de capinas, cobertura morta, rotação de culturas, formação e manejo de pastagem, florestamento e reflorestamento, quebra-ventos, cordão de vegetação permanente, recomposição de matas ciliares, cultivo em faixas e consórcio de culturas.

Postagens relacionadas: