O que são práticas corporais Urbanas *?

Índice

O que são práticas corporais Urbanas *?

O que são práticas corporais Urbanas *?

O que são práticas corporais urbanas? Práticas corporais são um grupo de atividades que têm como equipamento simplesmente o corpo humano. São consideradas práticas sociais, manifestações culturais de caráter lúdico. Alguns exemplos são as danças, artes marciais, jogos, acrobacias e, claro, os esportes.

O que são as práticas urbanas?

Resposta: As praticadas em áreas urbanas recebem o nome de práticas corporais de aventura urbanas. Essas práticas objetivam a superação de desafios propostos pelo ambiente e seus praticantes devem realizar um treinamento prévio e técnicas específicas.

Como se caracterizam as práticas de aventura em contextos urbanos?

As práticas de aventura costumam ser relacionadas a ambientes no meio da natureza, como a escalada de uma montanha ou a descida de uma corredeira em um caiaque etc. Mas quando falarmos em práticas de aventura urbana, trata-se de atividades que buscam simular as mesmas sensações e movimentos, só que na cidade.

Quais são as práticas corporais de aventura urbana?

  • Alguns exemplos são as danças, artes marciais, jogos, acrobacias e, claro, os esportes. Mais especificamente, se você ouvir falar em práticas corporais de aventura urbana, provavelmente seja uma menção às atividades como o parkour e o buildering, nas quais o praticante supera obstáculos urbanos sem nenhum equipamento especial.

Como categorizar as práticas corporais?

  • A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam.

Quais são os exercícios corporais?

  • As primeiras têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo. No segundo grupo aparecem os exercícios corporais orientados à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física ou à modificação da composição corporal.

Postagens relacionadas: