O que é uma simples remessa?

Índice

O que é uma simples remessa?

O que é uma simples remessa?

As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.

Qual é o CFOP de simples remessa?

Consulte a tabela CFOP Completa
CFOPDescrição
5904 – Remessa para venda fora do estabelecimentoEnvio de mercadoria para fora do seu estabelecimento dentro do mesmo estado.
6905 – Remessa para depósito fechado ou armazém geralEnvio de mercadoria para um depósito fechado ou armazém que fica em um outro estado.

Como preencher uma nota fiscal de simples remessa?

Pré-requisitos para emissão de Nota Fiscal de Remessa

  1. Complete os dados da sua empresa. ...
  2. Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
  3. Motivo da remessa. ...
  4. Operação. ...
  5. Complete os dados do destinatário. ...
  6. Informe os dados sobre o frete. ...
  7. Informe os dados fiscais dos produtos. ...
  8. Emitindo a Nota Fiscal de Remessa.

Qual CST usar para simples remessa?

Então, para as empresas que fazem parte do Lucro Presumido ou Lucro Real, deve-se colocar o código CST 41. Já para aquelas que participam do Simples Nacional, preencher com CSOSN 400.

O que é o CFOP 5949?

5949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.

Quem pode emitir nota de simples remessa?

Ela é emitida sempre que uma empresa, lojista, cliente ou distribuidor envia um produto para reparo. A nota de remessa para conserto é isenta de impostos, desde que a nota fiscal de retorno seja emitida em um prazo de até 180 dias.

Como emitir uma Nota Fiscal de remessa para conserto?

Nota fiscal de remessa para conserto: deve conter a natureza da operação, CFOP (5.915 para operações internas e 6.915 para operações interestaduais) e CTS-ICMS (X41, sendo X, 0 no caso de mercadoria nacional, 1 para importada diretamente e 2 para estrangeira comprada no mercado interno.

Qual o significado do termo remessa?

  • Isso não quer dizer que os restantes significados estejam errados ou não se usem nunca, mas que uma determinada definição é a mais utilizada pelas pessoas na sua vida quotidiana. É o que acontece com o termo remessa, um conceito que deriva do latim remissa e que está associado ao envio de algo a partir de um lugar para outro diferente.

Quais são as notas de simples remessa?

  • As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.

Quando surgiram as remessas?

  • As remessas surgiram depois da Revolução Industrial e, sobretudo, a partir da globalização, quando milhões de pessoas começaram a mudar-se e a trabalhar em países diferentes aos da sua origem. Como muitos destes trabalhadores viajam sozinhos, o dinheiro que ganham é enviado às suas famílias que continuam a viver na sua nação.

Como fazer uma simples remessa de impostos?

  • A simples remessa geralmente tem isenção ou suspensão de impostos, mas essa condição varia conforme a natureza de cada operação. Não emiti-la pode gerar problemas com o fisco, comprometer o controle do estoque e aumentar o valor dos impostos pagos, sem nenhuma necessidade.

Postagens relacionadas: