Quais são os tipos de radiações ionizantes?

Índice

Quais são os tipos de radiações ionizantes?

Quais são os tipos de radiações ionizantes?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

O que emite radiação ionizante?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

Quais os efeitos elétricos da radiação ionizante?

  • Efeitos elétricos: A ionização de alguns compostos expostos a radiações ionizantes pode causar mudanças repentinas em sua condutividade, fazendo surgir picos de corrente elétrica, que podem danificar equipamentos sensíveis. Efeitos biológicos: Os efeitos biológicos da radiação ionizante são bastante diversos.

Quais são as radiações não ionizantes presentes no ambiente de trabalho?

  • As radiações não ionizantes presentes no ambiente de trabalho que causam danos a saúde do trabalhador são, principalmente, a radiação solar e os processos de solda que emitem radiação UV. Exemplo de efeitos da radiação não ionizante. O Envelhecimento precoce da pele.

Quais são as formas de ionização do Raio X?

  • Apesar de ser uma radiação ionizante, o raio X utilizado em exames de imagens possui baixa intensidade. Ainda em relação às radiações ionizantes, podemos destacar duas formas de ionização: a direta e a indireta. A ionização direta ocorre quando há interação entre cargas elétricas, como no caso das radiações alfa e beta.

Qual o limite máximo para exposição à radiação ionizante?

  • Para o estabelecimento dos limites máximos admissíveis para trabalhadores foram considerados os efeitos somáticos tardios, principalmente o câncer, que pode aparecer anos após a exposição. O limite de tolerância para exposição à radiação ionizante é definido pelo CNEN, Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Postagens relacionadas: