Qual a tendência pedagógica usada nos dias de hoje?

Índice

Qual a tendência pedagógica usada nos dias de hoje?

Qual a tendência pedagógica usada nos dias de hoje?

Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.

Qual é o objetivo da tendência pedagógica cultural?

Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.

Quais são as tendências pedagógicas da escola?

  • A renovada, a renovada não diretiva e a tecnicista. Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber que essa última dividi-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.

Como surgiram as tendências pedagógicas?

  • As tendências pedagógicas surgiram por conta de diferentes pensamentos filosóficos. Sendo assim, os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propuseram reflexão acerca do tema para classificar as tendências de melhor forma. Elas foram classificadas em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberais e Tendência Pedagógica Progressistas.

Como os professores devem estudar essas tendências pedagógicas?

  • Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.

Qual a tendência do pensamento pedagógico contemporâneo?

  • 3 pág. Disciplina: tendências do Pensamento Pedagógico Contemporâneo Pós-Graduação em Gestão Escolar 2019 1) Uma tendência parte de uma ideia compartilhada. Por exemplo, alguém tem uma ideia e compartilha essa ideia com várias pessoas.

Postagens relacionadas: