Quais são os dois tipos de água subterrânea?

Índice

Quais são os dois tipos de água subterrânea?

Quais são os dois tipos de água subterrânea?

Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação.

São reservatórios subterrâneos de água?

Aquíferos são reservatórios subterrâneos de água, sendo possível extrair quantidades suficientes para permitir um aproveitamento econômico e abastecimento público. São classificados em relação à porosidade da rocha que armazena a água, podendo ser granular, fissural e cárstico (SOLDERA, 2017).

Por que a água forma reservatórios subterrâneos?

Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima. Elas formam um importante recurso natural, pois em muitos casos abastecem as sociedades em maior quantidade do que os rios.

Em quais níveis do solo a água subterrânea é encontrada?

Dentro desta zona encontra-se: Zona de umidade do solo: é a parte mais superficial, onde a perda de água de adesão para a atmosfera é intensa. ... Zona intermediária: região compreendida entre a zona de umidade do solo e da franja capilar, com umidade menor do que nesta última e maior do que a da zona superficial do solo.

Quais são as reservas de água subterrânea no Brasil?

  • No Brasil, as reservas de água subterrânea são estimadas em 112.000 km3 (112 trilhões de m3) e a contribuição multianual média à descarga dos rios é da ordem de 2.400 km3 /ano (REBOUÇAS, 1988 citado em MMA, 2003).

Como funcionam as águas subterrâneas?

  • Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima. Elas formam um importante recurso natural, pois em muitos casos abastecem as sociedades em maior quantidade do que os rios.

Qual a quantidade de água subterrânea?

  • Alguns especialistas indicam que a quantidade de água subterrânea pode chegar até 60 milhões de km3, mas a sua ocorrência em grandes profundidades pode impossibilitar seu uso.

Qual a capacidade de extração de água subterrânea?

  • Nem todas as formações geológicas possuem características hidrodinâmicas que possibilitem a extração econômica de água subterrânea para atendimento de médias e grandes vazões pontuais. As vazões já obtidas por poços variam, no Brasil, desde menos de 1 m3/h até mais de 1.000 m3/h (FUNDAJ, 2003).

Postagens relacionadas: