O que é uma relação líquida?

Índice

O que é uma relação líquida?

O que é uma relação líquida?

Para o filósofo, as “relações líquidas” seriam experiências pessoais de cada um, sem a construção da identidade de um casal, da integração entre dois indivíduos. Nessa fluidez, a vida de cada um estaria propensa a mudar de uma hora para outra, às vezes de forma imprevisível.

Como se tratam as relações líquidas?

  • Estou pensando muito no termo “relações líquidas”, desde que li pela primeira vez. O sociólogo Zygmunt Bauman, escreveu um livro intitulado “Amor Líquido”, onde ele analisa a liquidez, a superficialidade e a rapidez com que se diluem os relacionamentos, atualmente.

Qual a origem das relações líquidas?

  • Essas adaptações originam as relações líquidas, além disso, segundo Bauman, desenvolvemos uma “identidade líquida” que se endurecerá no exterior, ou seja, será vestida como uma armadura. Desta forma, aparentemente seremos sólidos e fortes, mas no interior a pessoa será frágil, debilitada e ferida.

Como ocorrem os relacionamentos líquidos?

  • Atualmente relacionamentos líquidos ocorrem tanto no nível de um casal quanto nas nossas amizades e, em alguns casos, até mesmo com a família. Qual é o fator comum? Que sua duração é estreita, isto é, tem um final muito mais próximo do que o esperado. Suas raízes são superficiais.

Quais são as relações líquidas entre sujeitos?

  • Além disso, há o aspecto das relações líquidas entre sujeitos: as técnicas de “velocidade, fuga, passividade” são maneiras que permitem o desengajamento constante entre os agentes e o sistema, já que em vez de se encontrarem e se organizarem, eles são inseridos em posições que exigem o desenlace.

Postagens relacionadas: