Qual o papel de Iracema?

Índice

Qual o papel de Iracema?

Qual o papel de Iracema?

a) No romance de José de Alencar, Iracema é a heroína romântica. Ela desempenha o papel de sacerdotisa ou vestal dos Tabajaras, que detém o segredo da jurema. ... Trata-se, em suma, de uma visão rebaixada de um dos grandes mitos nacionais do nosso romantismo.

Qual a história de Iracema?

Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.

Onde se passa a história de Iracema?

Essa obra relata a história de amor entre a índia Iracema e o europeu Martin Soares Moreno. O romance começa porque Martin ficou encarregado de colonizar a região, atual Ceará. Foi ali que ele conheceu "Iracema, a virgem dos lábios de mel".

Qual a relação de Iracema com a natureza?

Uma relação de respeito e dependência, visto que Iracema, moradora dessa natureza, havia de cuidar e preservar, caso contrário, perderia sua moradia.

Quem conta a história de Iracema?

O romance de José de Alencar publicado em 1865 retrata a história de um casal composto por Iracema – a índia de lábios de mel, detentora do segredo de Jurema (uma bebida preparada para as festas religiosas) e filha do pajé Araquém, da tribo Tabajara – e Martim – um colonizador português que vive na tribo inimiga ...

Qual o final da história de Iracema?

Iracema acaba tendo o filho sozinha, e batiza a criança de Moacir, o nascido de seu sofrimento. Ferida pelo parto e pela tristeza profunda, o leite de Iracema seca; Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe a criança e falecer logo em seguida.

Qual o segredo da Jurema que Iracema guardava?

Ela guardou o segredo do abraço real e foi banhar-se no rio. Mal sabia Martim que Tupã havia acabado de perder sua virgem. No final da tarde, quando a lua apareceu, os tabajaras se reniram em torno do pajé, levando-lhe oferendas.

O que a fuga de Iracema provocou?

Na espera para o dia da festa, Iracema e Martim ficaram juntos e Tupã perdeu sua virgem. Chegado o dia da fuga, Iracema os acompanhou, mas quando já estavam fora das terras dos tabajaras a índia declarou que não podia se separar do estrangeiro e seguir com ele.

Qual a história de Iracema?

  • Iracema é uma obra que traz como protagonista uma mulher indígena com características físicas e psicológicas muito idealizadas. A história tem início quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus, perde-se na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará.

Qual a etimologia da palavra Iracema?

  • Segundo o autor José de Alencar, "Iracema" seria uma palavra com origem na língua tupi que significaria "A virgem dos lábios de mel". Entretanto, o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro contesta tal etimologia, sustentando que "Iracema" provém do nheengatu e significa "saída de abelhas, enxame".

Qual é o significado do poema Iracema?

  • Iracema é considerado por muitos “um poema em prosa” e narra a história de uma índia tabajara que se apaixona por um colonizador europeu. Utilizando-se desse encontro entre a índia e o seu amado, José de Alencar faz uma alegoria do processo de colonização do Brasil e de toda a América.

Quem é a estátua de Iracema?

  • Estátua de Iracema (2004) na Lagoa da Messejana, em Messejana, em Fortaleza, no Ceará. A modelo da estátua é a ex-BBB e hoje pastora evangélica Natália Nara . Em 1951, pela Editora Brasil-América Limitada, André Le Blanc ilustrou uma adaptação de Iracema.

Postagens relacionadas: