Quais são os resíduos inertes?

Índice

Quais são os resíduos inertes?

Quais são os resíduos inertes?

Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.

O que é resíduos inertes e não inertes?

Os resíduos não inertes, diferentemente dos resíduos inertes, são aqueles que não se apresentam como corrosivos, inflamáveis, tóxicos, patogênicos, e nem apresentam predisposição a sofrer uma reação química. Eles podem apresentar características biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.

O que é resíduos sólidos inertes?

Segundo a NBR 10004/04 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — que versa sobre a classificação dos resíduos sólidosresíduos inertes são aqueles que, devido as suas características físico-químicas, não sofrem transformações em sua composição e relevo e se mantêm inalterados por muito tempo.

O que são elementos químicos inertes Cite exemplos?

O termo inerte significa não reativo. Nós nos referimos a gases como sendo quimicamente inertes se seus átomos não combinam com outros átomos em reações químicas. ... Conheça os gases inertes mais comuns: hélio (He), argônio (Ar), neon (Ne), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn).

Quais são as classificações dos resíduos sólidos?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Qual a característica dos resíduos inertes?

  • No caso dos resíduos não inertes, as suas formas podem variar bastante, podendo ser encontrados de forma líquida, sólida e até mesmo gasosa. No entanto, essa não é sua única característica, sua principal propriedade é o fato de apresentarem baixa periculosidade ao se decomporem.

Quais são os resíduos não perigosos não inertes?

  • 2. Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A) São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Contudo, não se pode dizer que esses resíduos classe II A não trazem perigos aos seres humanos ou ao meio ambiente.

Quais são as inertes?

  • Inertes – Podem causar poluição, mas são passíveis de remoção e filtragem, como, por exemplo, entulhos de obras e similares. Não inertes – Não apresentam perigo para a área onde estão. Eles não são perigosos, e não podem contaminar áreas de maneira irreversível.

Por que esses vestígios são inertes?

  • Denominados também como “Classe II A”, esses vestígios são entendidos como não inertes porque possuem propriedades que os permite se degradar na natureza com mais facilidade em relação às demais categorias.

Postagens relacionadas: