O que são rochas magmáticas Plutonicas?

Índice

O que são rochas magmáticas Plutonicas?

O que são rochas magmáticas Plutonicas?

As rochas plutónicas, ou intrusivas, são formadas devido à lenta cristalização de um magma em profundidade. ... Normalmente estas rochas apresentam uma estrutura maciça e são, em geral, granulares, com textura granulosa, ocupando grandes espaços. São exemplos de rochas plutónicas o gabro, o diorito e granito.

Quais as principais características da rochas ígneas Plutonicas?

As rochas ígneas plutónicas ou intrusivas, originam-se a partir da solidificação de magma no interior da crosta terrestre. O magma arrefece lentamente, permitindo aos minerais formar grandes cristais visíveis a olho nu. Assim, as rochas plutónicas são consideradas rochas de granulação grosseira.

Quais são as rochas plutónicas?

  • As rochas plutónicas As rochas plutónicas As rochas plutónicas As rochas plutónicas É importante observar que divisão das rochas magmáticas entre intrusivas e extrusivas tem como critério apenas a sua gênese, existindo outras formas de classificação elaboradas com base em outros aspetos.

Qual a definição de rochas ígneas?

  • Definição de rochas ígneas. Rochas ígneas, do latim ignis, que significa fogo ou rochas magmáticas, são aquelas que se formam quando o magma, especie de rocha derretida esfria e solidifica. Rochas ígneas são rochas formadas pela cristalização de um líquido (rocha fundida) e podem ser divididas em duas categorias:

Quais são as rochas vulcânicas típicas?

  • Rochas ígneas extrusivas, efusivas ou vulcânicas. Rochas vulcânicas típicas são formadas pelo resfriamento rápido de lava e de fragmentos piroclásticos. Esse processo ocorre quando o magma é expelido por dispositivos vulcânicos.

Quais são os tipos principais de rochas?

  • Dos três tipos principais de rochas existentes, rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, as rochas ígneas podem ser consideradas rochas primárias porque cristalizam a partir de um líquido.

Postagens relacionadas: