Qual a definição de segmentos ou metâmeros?

Índice

Qual a definição de segmentos ou metâmeros?

Qual a definição de segmentos ou metâmeros?

Em sentido estrito, um metâmero é uma porção do corpo que contém todas as partes orgânicas essenciais. Em sentido lato é cada um dos segmentos semelhantes em que se divide o corpo de um animal. ... As centopeias e as minhocas são exemplos de animais com metamerização residual nas estruturas associadas à coluna vertebral.

O que é Metamerizado?

Animais metamerizados são aqueles que possuem o corpo segmentado. Ex: minhoca (Filo dos Anelídeos) e mosquito (Filo dos Artrópodes).

O que é Metameria e qual a sua importância quais grupos apresentam essa característica?

Metameria é sinônimo de segmentação corporal, e surge durante o desenvolvimento embrionário. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes, denominados metâmeros), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior.

O que são os Metanefrideos?

Um metanefrídio é constituído por uma extremidade ciliada, o nefróstoma, por um túbulo mais ou menos longo e por um nefridióporo, orifício de comunicação com o exterior, através do qual são lançadas as substâncias nocivas ao organismo.

Quais são os segmentos da metameria?

  • Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros. A metameria surge durante o desenvolvimento embrionário, está relacionada à repetição seriada de partes do corpo, incluindo órgãos excretores e sistema nervoso. Os animais que não desenvolvem tal segmentação corporal são chamados de ametaméricos (como o filo Mollusca ).

Qual é o sentido do metâmero?

  • Em sentido estrito, um metâmero é uma porção do corpo que contém todas as partes orgânicas essenciais. Em sentido lato é cada um dos segmentos semelhantes em que se divide o corpo de um animal. A maioria dos grupos animais são possuidores de corpos metamerizados em diferente grau.

Como ocorre a fusão dos segmentos?

  • Este processo evolutivo de fusão dos segmentos dá origem aos chamados tagmas, divisões especializadas, que podem estar totalmente fundidos ou não. Um exemplo disso é o que ocorre nos Hexapoda, cujos corpos são divididos em três tagmas: cabeça, tórax e abdômen. Nos Chelicerata, o corpo é dividido em dois tagmas: prossoma e opistossoma.

Qual a origem da segmentação do corpo?

  • Essa segmentação do corpo se origina de um desenvolvimento teloblástico - proliferação de bandas mesodérmicas segmentares pareadas a partir de células teloblásticas que ficam na zona posterior de crescimento do embrião ( teloblastos são células ligadas ao crescimento, e o crescimento teloblástico resulta na adição de novos segmentos).

Postagens relacionadas: