Por que existem reações que são rápidas e outras lentas?

Índice

Por que existem reações que são rápidas e outras lentas?

Por que existem reações que são rápidas e outras lentas?

Quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem.

Como saber qual reação é mais rápida?

Se colocarmos o comprimido efervescente em água fria e outro em água quente, observaremos que com a água quente a reação ocorre mais rápida. Então, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reação química aumente.

Como reagir a uma reação?

  • Já sabemos que para uma reação acontecer é necessário que as moléculas se rompam, e quanto maior for o contato entre elas, mais fácil fica de se chocarem. Uma maior concentração de reagentes significa um aumento das colisões entre as moléculas.

Por que ela ocorre nas reações químicas?

  • Para que ela ocorre, os reagentes presentes nas reações químicas devem ter afinidade química para reagirem. Note que as reações químicas endotérmicas absorvem energia, visto que a energia química ou entalpia dos reagentes é menor que a dos produtos.

Quais são as substâncias principais nas reações?

  • Nas reações, há dois tipos de substâncias principais: os reagentes, que são os componentes originais que se misturam e reagem entre si; os produtos, que é o que resulta da reação, depois das transformações. Uma reação é representada da seguinte forma geral:

Quais são as reações mais lentas?

  • Já outras reações são mais moderadas, sendo fáceis de serem observadas, como a combustão de materiais orgânicos, a decomposição térmica de sais, a transformação dos alimentos pela ação de bactérias, a queima de uma vela, etc. Outras ainda são bastante lentas, sendo de grande duração e podendo levar dias, anos ou até mesmo séculos.

Postagens relacionadas: