Qual a importância dos sermões de Vieira para a língua portuguesa?

Índice

Qual a importância dos sermões de Vieira para a língua portuguesa?

Qual a importância dos sermões de Vieira para a língua portuguesa?

Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.

Quem foi o Padre Antônio Vieira e qual a sua importância para o barroco brasileiro?

Padre Antônio Vieira é considerado o principal autor do barroco do Brasil e de Portugal. Grande orador de sua época, pregava com eloquência para índios, brancos, negros, brasileiros, africanos, portugueses, dominadores e dominados.

Quem foi Padre Antônio Vieira e qual a sua importância para o barroco?

Padre Antônio Vieira possui uma vasta obra literária desde poemas, cartas, sermões e romances. Foi responsável pelo desenvolvimento da prosa barroca em Portugal e no Brasil. Escreveu em estilo conceptista, cerca de 200 sermões dos quais se destacam: ... Sermão de Santo António aos Peixes (1654)

Qual a principal obra do Padre Antônio Vieira?

Sermão da sexagésima A obra mais conhecida de Padre Antônio Vieira é Sermões (1679). Esse livro é o primeiro volume, pois o padre tinha a intenção de publicar outros doze, como bem explicita no prólogo ao leitor. Assim, essa obra contém apenas quinze dos seus inúmeros sermões: Sermão da sexagésima.

O que é um Sermão no barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.

Qual o autor dos sermões mais célebres da língua portuguesa?

  • Os Sermões ou ainda Sermoens (em português arcaico) é uma coletânea dos sermões mais célebres do Padre Antônio Vieira (), e que pela construção e elaboração, tanto do aspecto gramatical quanto discursivo, valeram o status a seu autor de maior prosador da língua portuguesa.

Quais são os sermões da religião?

  • É importante destacar que, de acordo com a tradição cristã, o próprio Jesus-Cristo pregava sermões. Um dos sermões mais conhecidos que pregou Jesus é o Sermão da Montanha e o Pai Nosso. Fora o contexto da religião define-se como sermão todo o discurso ou toda a expressão que procura repreender alguém.

Qual o significado do sermão?

  • Conceito de Sermão. Forma de repreensão com a missão de dar educação . O sermão é um termo de uso comum em nosso idioma, é utilizado por um indivíduo com o intuito de repreender de maneira longa e reiterada outra pessoa pelo fato de não cumprir com a atividade ou compromisso assumido.

Qual a missão do sermão?

  • Desta maneira, o sermão tem a missão de educar o próximo a fim de fazê-lo compreender algo que não realizou, que não esteve bem, como também o que deveria ser feito ou evitado. Em quase todas as religiões existem os sermões.

Postagens relacionadas: