O que significa valha gíria?

Índice

O que significa valha gíria?

O que significa valha gíria?

Funciona (e é mais verificada) na linguagem oral e informal como uma interjeição que denota espanto, admiração, susto, surpresa entre outras. É equivalente a outras formas interjetivas como: "Nossa!", "Poxa!",; por exemplo. A forma "valha" é muito recorrente em cidades do Nordeste.

Qual o significado da valha?

  • Em seu sentido formal, valha significa o ato de possuir determinado valor. Entretanto, como gíria pode ter outro sentido. No caso da gíria cearense, a pessoa que fala pode estar expressando um sentimento bem positivo, afinal, surpreender em muitos casos é algo bom.

Qual a característica do Cearense?

  • O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário ( figura à esquerda acima ).

Quais são as expressões do Cearense?

  • Suas expressões regionais fazem com que seu vocabulário seja único e divertido, mas algumas pessoas podem ficar na dúvida sobre o significado de algumas gírias. Confira então o nosso Dicionário Cearense, para conhecer melhor as gírias e expressões usadas por lá.

Qual a pronúncia do Cearense?

  • Quanto à pronúncia, o ponto principal que devemos observar é que o cearense pronuncia as vogais " e " e " o " com som aberto, quando localizadas em sílabas átonas anteriores às tônicas, enquanto que em outros Estados elas são pronunciadas com som fechado.

Postagens relacionadas: