O que é sistema de rateio?
Índice
- O que é sistema de rateio?
- Quais são os tipos de rateio?
- Para que serve o rateio de custos?
- Como fazer o rateio de custos?
- O que é rateio de custos fixos?
- Quais são os principais métodos de rateio?
- Qual o objetivo do rateio dos custos indiretos?
- Quando aplicamos o rateio dos custos indiretos?
- O que é o rateio de custos?
- Quais são os tipos de rateio existentes?
- Como é calculado o rateio?
- Qual a importância do rateio na sua empresa?
- Quais são os passíveis de rateio?

O que é sistema de rateio?
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Quais são os tipos de rateio?
Fique por dentro das principais metodologias de rateio de custos
- Custeio variável. ...
- Custeio padrão. ...
- Por absorção. ...
- Por atividade. ...
- Por faturamento. ...
- Por custos indiretos. ...
- Por headcount.
Para que serve o rateio de custos?
Rateio de custos é uma divisão proporcional dos custos de acordo com as demandas da execução de cada projeto ou serviço. ... Por isso, é necessária a divisão correta, para que haja a mensuração exata das receitas e despesas de cada projeto.
Como fazer o rateio de custos?
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (15.000/25.000) e 20% para os produtos Y e Z (5.000/25.000).
O que é rateio de custos fixos?
Mundialmente conhecido pelos contadores e amplamente divulgado pela internet, o rateio de custos fixos é o ato de fazer os seus clientes pagar os seus custos fixos. ... Atribuir esse valor aos custos variáveis do produto, somando-os; Aplicar um percentual de lucro sobre esses custos totais; E vender.
Quais são os principais métodos de rateio?
Os principais métodos de rateio utilizados são: custeio variável, custeio por absorção e custeio ABC.
Qual o objetivo do rateio dos custos indiretos?
O objetivo do rateio de custos indiretos é gerar informações úteis à administração das empresas.
Quando aplicamos o rateio dos custos indiretos?
O Rateio por Custos Indiretos é um método onde se aplica parcelas proporcionais dos custos indiretos no valor de cada produto da empresa. É um processo que exige atenção para que os cálculos não sejam feitos de forma incorreta.
O que é o rateio de custos?
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Quais são os tipos de rateio existentes?
- Afinal, cada item possui o seu custo (além dos indiretos) que devem ser observados para estabelecer o preço real do produto. O rateio, assim, é uma ferramenta importante para garantir a cobertura de todas as despesas referentes à produção. Quais os tipos de rateio existentes?
Como é calculado o rateio?
- Nesse tipo de rateio, é calculada a participação de cada produto produzido no faturamento naquele mês. O objetivo desse cálculo é compreender o percentual que cada item representa no todo. Aqui há uma peculiaridade no cálculo: aplica-se parcelas proporcionais relacionadas aos custos indiretos no valor de cada produto.
Qual a importância do rateio na sua empresa?
- Já no âmbito empresarial, que é o foco deste post, o rateio tem uma importância vital, pois ele permite uma análise dos resultados mais precisa. Vamos ver um exemplo simples: na sua empresa, existem duas equipes de vendas. Uma com 5 pessoas e outra com 10 pessoas. Ao longo do ano, cada equipe vendeu R$100.000,00. Qual foi melhor?
Quais são os passíveis de rateio?
- Algumas práticas importantes devem ser levadas em consideração na hora de realizar o rateio de custos, principalmente quando há o cálculo dos custos indiretos. Um primeiro ponto é saber quais são, de fato, passíveis de rateio. São eles: