Qual a função do soro nas pteridófitas?

Índice

Qual a função do soro nas pteridófitas?

Qual a função do soro nas pteridófitas?

Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.

O que são pteridófitas de exemplo?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes.

Como ocorre a reprodução das pteridófitas de exemplos dessas plantas?

Reprodução assexuada Diversas espécies de pteridófitas se reproduzem assexuadamente por brotamento. Nesse caso, durante o desenvolvimento do rizoma vão brotando pontos vegetativos que dão origem a folhas e raízes. A desfragmentação do rizoma nos locais entre esses pontos vegetativos isola o nascimento de novas plantas.

O que são o soros e qual sua função?

O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor.

O que são soros e onde se formam e qual a sua função?

Em botânica, chamam-se soros a órgãos que se formam em algumas espécies de pteridófitas, onde se desenvolvem os esporângios. Nas samambaias, normalmente os soros formam-se na face inferior da folha. Em alguns casos, os soros possuem uma cobertura que protege os esporângios chamada indúsio.

Quais são os soros?

  • Soro são substâncias que contém anticorpos aptos para combater uma patologia, toxinas ou venenos. O soro é usado nos casos em que o organismo não seria capaz de criar anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor. Os soros agem de forma curativa, neste caso é uma imunização passiva. Compartilhe este texto.

Quais são os tipos de rizomas?

  • Em alguns rizomasocorre acúmulo de material nutritivo em certas regiões, formando tubérculos. Rizomaspodem ser distinguidos de raízes pelo fato de apresentarem gemas laterais. O gengibre, usado como tempero na cozinha oriental, é um caule tipo rizoma. Rizomaé a extensão do caule que une sucessivos brotos.

Por que o rizoma é feito de unidades?

  • Não constitui-se de unidades, e sim de dimensões. O rizoma é feito de linhas: tanto linhas de continuidade quanto linhas de fuga como dimensão máxima, segundo a qual, em seguindo-a, a multiplicidade metamorfoseia-se, mudando de natureza. O rizoma é o que já foi.

Por que o rizoma pode estar no solo?

  • Nas espécies terrestres o rizoma pode estar no subsolo ou na superfície do solo. A grama é um exemplo bastante conhecido de planta rizomática, assim como o bambu e a cana de açucar – todos da família das gramíneas (Gramineae). A bananeira também tem rizomas, responsáveis por sua eficiente reprodução por “clonagem”.

Postagens relacionadas: