Qual é a importância de se avaliar a atividade antimicrobiana de antissépticos e desinfetantes utilizados em serviços de saúde?
Índice
- Qual é a importância de se avaliar a atividade antimicrobiana de antissépticos e desinfetantes utilizados em serviços de saúde?
- O que são antissépticos urinários?
- O que faz um antisséptico?
- Para que serve o álcool antisséptico?
- Quais são os tipos de detergentes utilizados na desinfecção antimicrobiana?
- Quais são os tipos de antissépticos?
- Como classificar os antissépticos e desinfetantes?
- Qual o grau de seletividade dos agentes antissépticos?
- Por que os antissépticos são naturais?

Qual é a importância de se avaliar a atividade antimicrobiana de antissépticos e desinfetantes utilizados em serviços de saúde?
O conhecimento da atividade antimicrobiana destes produtos frente a microrganismos gram-negativos e gram-positivos é essencial para o estabelecimento de estratégias em relação ao uso racional de antissépticos e desinfetantes nos serviços de saúde(1-3).
O que são antissépticos urinários?
Anti-sépticos urinários são fármacos que se concentram na urina, mas que não produzem níveis adequados no sangue.
O que faz um antisséptico?
Antissépticos são agentes biocidas normalmente utilizados para inibir crescimento de microrganismos em tecidos vivos, pele e mucosas, enquanto desinfetantes são mais utilizados em artigos e superfícies, podendo apresentar ação esporostática, dependendo de algumas condições de uso e tipo de agente1.
Para que serve o álcool antisséptico?
O álcool a 70%, utilizado como antisséptico, é encontrado na forma líquida e na forma de gel. O álcool a 70% na forma líquida é registrado na Anvisa como medicamento e é utilizado na antissepsia da pele para realização de punções venosas.
Quais são os tipos de detergentes utilizados na desinfecção antimicrobiana?
Característica dos desinfetantes químicos comuns
Agente | Atividade |
---|---|
Hipoclorito | Ação rápida, bactericida de amplo espectro, esporicida, desinfetante virucida |
Iodóforos | Ação rápida. desinfetante bactericida de amplo espectro; permanece uma atividade antimicrobiana residual sobre a superfície após secagem |
Quais são os tipos de antissépticos?
- Existem diferentes tipos de antissépticos, os de ação bactericida e de espectro estreito, que apenas eliminam as bactérias e uma pequena percentagem de outros microrganismos, e os de de largo espectro, que apresentam propriedades bactericida, fungicida e virucida. Os antissépticos são usados para as seguintes situações:
Como classificar os antissépticos e desinfetantes?
- Os vários antissépticos e desinfetantes podem ser classificados de acordo com o seu mecanismo de ação: agentes que interferem em processos metabólicos específicos. Os agentes que causam a desnaturação das proteínas ou ruptura osmótica tendem a matar os micro-organismos.
Qual o grau de seletividade dos agentes antissépticos?
- O grau de seletividade para os agentes antissépticos pode variar, dependendo dos tecidos com os quais entram em contato.
Por que os antissépticos são naturais?
- Hoje em dia, apesar da maioria dos antissépticos comercializados seja resultado de um processo químico bem elaborado, também é possível encontrar vários antissépticos de origem natural, como a saliva, que ajuda a eliminar muitos microrganismos da nossa cavidade bucal. O mel é uma das propriedades medicinais que tem sido usado há muitos séculos.