O que são substâncias húmicas e não húmicas?

O que são substâncias húmicas e não húmicas?

O que são substâncias húmicas e não húmicas?

Considerando a solubilidade em meio aquoso, essas substâncias são classificadas usualmente em ácidos fúlvicos, humina e ácidos húmicos (Filho; Silva, 2002). Os ácidos húmicos são solúveis em meio alcalino e de cor escura e insolúveis em meio ácido (pH < 2), apresentando-se amorfos e mantendo a coloração.

Quais substâncias compõem as substâncias húmicas?

As substâncias húmicas apresentam massa molecular de 5 Da. Sua composição química é constituída por aproximadamente 50% de carbono, 4-5% de hidrogênio, 35-40% de oxigênio e 1-2% de enxofre e fósforo, dentre outros elementos químicos como os metais cobre, mercúrio e urânio.

O que é o ácido Fúlvico?

Os ácidos fúlvicos são os principais componentes da matéria orgânica do solo, tendo sua ação no metabolismo e crescimento das plantas, influenciando a absorção e o transporte de nutrientes, por alterar a área superficial das raízes.

Quais são as substâncias húmicas que fazem parte da matéria orgânica do solo?

As SHs, constituintes de aproximadamente 70 a 80% da MOS na maioria dos solos são compostas pelas frações ácidos fúlvicos (AF), ácidos húmicos (AH) e humina (HUM), determinadas com base na solubilidade em meio ácido ou alcalino [1, 2].

O que é ácido Humico e Fúlvicos?

Os ácidos húmicos constituem a maior fração das substâncias húmicas – tratam-se de precipitados escuros, solúveis em ácidos minerais e solventes orgânicos. ... Os ácidos fúlvicos são solúveis em água, soluções ácidas e alcalinas.

O que é o solo Humico?

O solo húmico é o solo típico de florestas. Possui grande quantidade de matéria orgânica resultante da morte de animais e plantas.

Quais os efeitos das substâncias húmicas na agricultura?

As propriedades que os ácidos húmicos e fúlvicos possuem de estimularem a síntese de hormônios vegetais, como a auxina, e ainda de enzimas, promovem outros efeitos nas plantas, que favorecem a germinação, florescimento e crescimento da parte aérea.

Para que serve o ácido húmico?

A nutrição é um dos aspectos fundamentais para o vegetal expressar o seu potencial produtivo: há uma estreita relação entre fertilidade do solo (fonte da maior parte dos nutrientes para as plantas), visto que o sistema radicular é o órgão principal de absorção.

Para que serve ácido Humico e fulvico?

Os ácidos húmicos e fúlvicos influenciam diretamente a estrutura física, química e microbiológica dos solos e, quando empregados no plantio, visam melhorar as condições do solo para o desenvolvimento, principalmente do sistema radicular das culturas implantadas.

Para que serve o ácido Humico?

Ácidos húmicos, de forma similar aos fúlvicos, são utilizados como insumos suplementares para melhorar o solo para agricultura, sendo raramente utilizados como um suplemento para alimentação humana.

Qual a composição química de uma substância húmica?

  • ] Sua composição química é constituída por aproximadamente 50% de carbono, 4-5% de hidrogênio, 35-40% de oxigênio e 1-2% de enxofre e fósforo, dentre outros elementos químicos como os metais cobre, mercúrio e urânio. Os principais grupos funcionais encontrados nas substâncias húmicas são ácido carboxílico, álcool e fenil.

Como funcionam os compostos húmicos?

  • Em geral, compostos húmicos possuem uma “dorsal” ou núcleo formado por uma unidade de alquila ou benzeno. Oxigênio e nitrogênio presentes em outras cadeias ligam-se a esse núcleo, anexando suas cadeias. Os principais grupos funcionais que participam das reações são ácido carboxílico, álcool, cetona e fenol.

Quais são os ácidos húmicos?

  • Os ácidos húmicos são solúveis em meio alcalino e de cor escura e insolúveis em meio ácido (pH < 2), apresentando-se amorfos e mantendo a coloração. São quimicamente muito complexos, formados por polímeros, compostos aromáticos e alifáticos com elevado peso molecular e grande capacidade de troca catiônica (Botero, 2010).

Qual a origem dos ácidos húmicos em solos?

  • Os ácidos húmicos em solos são gerados sob condições oxidantes. [1] Sua origem está ligada à atividade de enzimas e microrganismos presentes no material orgânico incorporado ao solo, cuja principal fonte é constituída pelos resíduos vegetais.

Postagens relacionadas: