O que é sulco pigmentado no dente?
Índice
- O que é sulco pigmentado no dente?
- Qual a função dos sulcos dentais?
- O que é o selante nos dentes?
- O que causa sulco pigmentado?
- Como saber se é cárie ou sulco pigmentado?
- Como diferenciar cárie de sulco pigmentado?
- O que é face proximal do dente?
- Quanto tempo dura o selante nos dentes?
- Como é feito o selante nos dentes?
- Quando os dentes começam a se desenvolver?
- Como funcionam os dentes permanentes?
- Quais são os dentes mais importantes da boca?
- Quando deve o adulto escovar seus dentes?

O que é sulco pigmentado no dente?
Sulco pigmentado é um dos acometimentos tratados pela Fórmula Odonto. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo clínico é o diagnóstico de lesões iniciais de cárie, principalmente em virtude da anatomia oclusal dos dentes posteriores.
Qual a função dos sulcos dentais?
Os dentes possuem sulcos na sua anatomia. Estes sulcos proporcionam o escoamento dos alimentos na mastigação. Sem estes sulcos, o processo de trituração dos alimentos na mastigação é prejudicado.
O que é o selante nos dentes?
O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.
O que causa sulco pigmentado?
A pigmentação dos sulcos oclusais pode ou não ser indicativo de desmineralização de esmalte. Ou se trata de um selamento biológico, quando a saliva “fixa” os pigmentos oriundos da alimentação no fundo dos sulcos, ou processos de desmineralização do esmalte dental.
Como saber se é cárie ou sulco pigmentado?
A pigmentação do sulco, quando não é cárie, não causa malefícios ao paciente. Se seu dentista disser que é cárie e você ficar na dúvida, observe se tem manchas brancas ou cavitadas (com buraquinhos) nessa região. Assim, se tiver, provavelmente seja cárie.
Como diferenciar cárie de sulco pigmentado?
A cárie é uma doença multifatorial causada pela bactéria Streptococus mutans que provoca a desmineralização dos dentes, enquanto que o sulco pigmentado (selamento biológico) é a remineralização do dente. A cárie pode ser prevenida, controlada, e até mesmo revertida.
O que é face proximal do dente?
Já as faces proximais são as faces que mantêm contato com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano e para a porção posterior dos arcos dentais. A face oclusal é a face dos dentes posteriores, voltada para o arco antagonista.
Quanto tempo dura o selante nos dentes?
A durabilidade do selante pode variar muito de um paciente para outro. Devido ao fato dos selantes serem compostos por um material resinoso, com o tempo ocorre o desgaste da sua superfície, expondo novamente os sulcos e fissuras dos dentes. Os selantes podem durar até um ano ou mais.
Como é feito o selante nos dentes?
O dente é secado, aplica-se um ácido específico, que é lavado e o dente novamente seco. A seguir, o material resinoso (selante propriamente dito) é aplicado na superfície de mordida (oclusal) do dente e submetido a uma luz especial ultravioleta para endurecer (polimerizar) o selante .
Quando os dentes começam a se desenvolver?
- Os dentes começam a se desenvolver nos seres humanos na sexta semana de vida embrionária, e a sua principal função é deixar o alimento apto para a digestão através da trituração, do corte, da mastigação etc. Os adultos possuem 32 dentes, enquanto as crianças apresentam apenas 20 dentes.
Como funcionam os dentes permanentes?
- 1. Eles servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta. 2. Mantém o espaço para os dentes permanentes. 3. Estimulam o crescimento em altura do osso que sustenta os dentes. 4. São úteis no corte e correta mastigação, auxiliando assim a digestão dos alimentos. 5.
Quais são os dentes mais importantes da boca?
- A maioria dos pais não dá atenção a este dente, por confundi-lo com dente de leite, mas é um dos mais importantes da boca. Os adultos possuem 32 dentes, sendo 16 em cada arcada (superior e inferior), assim divididos: 2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares (incluindo os “dentes siso”).
Quando deve o adulto escovar seus dentes?
- O adulto deve escovar seus dentes na presença da criança e dar-lhe uma escova infantil, assim ela terá curiosidade de imitá-lo. Entre os dois e sete anos, após a criança ter escovado os próprios dentes, os pais deverão escová-los seguindo as seguintes orientações: