O que são sondas gastrintestinais?

O que são sondas gastrintestinais?

O que são sondas gastrintestinais?

A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior em adultos, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrintestinal.

Quais os tipos de sondas gastrointestinais?

As sondas gastrointestinais podem ser: 1 - Nasogástrica; pela boca. 2 - Orogástrica; pelo nariz. Indicações: descompressão do estômago e intestino delgado, administração de medicações, administração de nutrição enteral e lavagem gástrica.

Para que serve a sondagem gastrointestinal?

A introdução desse tipo de sonda deve ser feita por um enfermeiro e seu uso tem a finalidade de administrar medicamentos ou alimentos, descomprimir o estômago para a remoção de líquidos, avaliar a motilidade intestinal, tratar sangramentos e obstruções, ou ainda, coletar conteúdo gástrico para a análise.

Que materiais são utilizados para realizar a instalação de sondas gastrointestinais?

Material Necessário: - 01 Par de luvas de procedimento, 01 sonda nasogástrica 01 tubo de Xylocaína gel, gaze não esterilizada, 01 estetoscópio, 01 toalha e 01 bandeja.

Quais são os tipos de sondas e para que serve?

Tipos de sonda hospitalar Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Onde fica a sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral é colocada da narina até o sentido pré-pilórico (no estômago) ou pós-pilórico (no intestino — duodeno ou jejuno). Possui calibre fino, fio-guia maleável no seu interior, tarja radiopaca que permite controle radiológico e sistema de fechamento exclusivo.

Quais são os tipos de sondas que existem?

A denominação das sondas varia com o seu uso: - sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

Quais são os nomes das sondas?

Tipos de Sondas e Ostomias: Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Quais são as finalidades de uma intubação gastrointestinal?

A intubação do trato digestivo é o processo de passagem de um tubo de plástico flexível pequeno (sonda nasogástrica) através do nariz ou boca até o estômago ou intestino delgado. Esse procedimento pode ser utilizado para fins de diagnóstico ou de tratamento.

Qual o objetivo do uso da sondagem nasogástrica vesical e retal?

Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga. Sonda retal: responsável pela remoção de fezes do intestino grosso em preparação pré-operatória, exames e pacientes constipados.

Como funciona a aspiração de sondas?

  • A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.

Quais são as sondas para retirada de líquido?

  • As sondas são usadas em diversos contextos para possibilitar a retirada de líquido de uma das cavidades corporais e instilar líquido ou soluções de nutrientes. - Orogástrica. Indicações: descompressão do estômago e intestino delgado, administração de medicações, administração de nutrição enteral e lavagem gástrica.

Quais são as indicações da gástrica?

  • 2 - Orogástrica; pelo nariz. Indicações: descompressão do estômago e intestino delgado, administração de medicações, administração de nutrição enteral e lavagem gástrica.

Quais são as patologias gastrointestinais?

  • As patologias gastrointestinais ou distúrbios gastrointestinais são aqueles que acometem os órgãos do sistema digestivo ( esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, cólon, reto e ânus) e órgãos anexais da digestão, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.

Postagens relacionadas: