O que é Arqueologia e o conceito de sítios arqueológicos?

Índice

O que é Arqueologia e o conceito de sítios arqueológicos?

O que é Arqueologia e o conceito de sítios arqueológicos?

Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja, esse, pré-histórico ou não.

Qual o sítio arqueológico mais importante do Brasil?

Parque Nacional da Serra da Capivara Considerado o maior sítio arqueológico do País, o Parque Nacional da Serra da Capivara está em crise. O sítio localizado no Piauí, abriga pinturas rupestres de 10 mil anos e é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Onde se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos no Brasil Cite suas principais características?

Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí A viagem já começa pela área de maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas. São mais de 1.000 sítios com pinturas rupestres e artefatos, sendo 173 deles abertos para visitação.

O que foi encontrado no sítio arqueológico Monte Verde?

Ossos de mastodontes, ferramentas afiadas, algas, peles de animais e pedaços de carne perfeitamente cortados em porções foram encontrados em Monte Verde, além do que se acredita que foi um centro medicinal com mais de 28 plantas com propriedades curativas.

Quais são os tipos de sítios arqueológicos?

  • Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.

Por que não visitar um sítio arqueológico?

  • Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história. Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico.

Qual é o início da arqueologia?

  • De acordo com muitos historiadores do pensamento científico, o início da Arqueologia é atribuído ao período do Renascimento, ao longo do século XVI, diante da curiosidade cada vez mais crescente sobre informações perdidas sobre o passado das sociedades ao longo da evolução dos tempos.

Como podemos destruir um sítio arqueológico?

  • Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei – a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.

Postagens relacionadas: