O que se entende por sociedades contratuais?

Índice

O que se entende por sociedades contratuais?

O que se entende por sociedades contratuais?

Sociedades Contratuais São constituídas por um contrato entre os sócios. Nela, os vínculos estabelecidos entre os membros da pessoa jurídica tem natureza contratual e neles se aplicam os princípios do direito dos contratos. O instrumento disciplinar das relações sociais é o contrato social.

Quais são as sociedades de capital?

  • As de capital são as sociedades em que essa contribuição material é mais importante que as características subjetivas dos sócios. A natureza da sociedade importa diferenças no tocante à alienação da participação societária (quotas ou ações), à sua penhorabilidade por dívida particular do sócio e à questão da sucessão por morte.

Qual a diferença entre sociedade de pessoas e Sociedade de capital?

  • A sociedade de pessoas é pautada na confiança mutua entre os sócios, bem como na intenção conjunta direcionada ao desenvolvimento da atividade empresarial. A este relacionamento a doutrina denomina de “ affectio societatis ”. Por que a diferença entre sociedade de pessoas e de capital é importante?

Quais são as sociedades de pessoas?

  • São exemplos de cláusula de controle: “na cessão das quotas, será necessária a autorização de todos os sócios…” Há sociedades que obrigatoriamente são sociedades de pessoas. São elas: Cooperativa. Portanto, não são todas as sociedades que serão obrigatoriamente sociedade de pessoas.

Qual é o capital social?

  • Em outras palavras, o capital social é constituído com as contribuições iniciais dos sócios, em dinheiro ou não monetário, para que a empresa desenvolva os negócios que constituem seu objeto social. É o capital que os sócios ou acionistas concordaram em pagar em uma companhia de capital variável.

Postagens relacionadas: