O que são substância psicoativas e por que devemos Evitá-las?

Índice

O que são substância psicoativas e por que devemos Evitá-las?

O que são substância psicoativas e por que devemos Evitá-las?

Um medicamento, por exemplo, promove efeitos benéficos, embora modifique as funções do organismo. Do ponto de vista legal, porém, o termo é ligado apenas às substâncias psicoativas – ou seja, as que provocam alterações no sistema nervoso central, sejam mudanças no humor, no comportamento ou na cognição.

Por que as drogas são consideradas psicoativas?

O que são substâncias psicoativas? São substâncias que agem no cérebro, alterando as sensações, o estado emocional, o nível de consciência. Podem ser lícitas (álcool) ou ilícitas (cocaína, crack, maconha).

O que é efeito psicoativo?

Por definição, os psicoativos são substâncias químicas que agem no sistema nervoso central de quem as consome e causam alterações na função cerebral. Essas alterações interferem temporariamente no humor, consciência, comportamento e percepção do indivíduo.

Como essas substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central?

Uma substância psicoativa, substância psicotrópica, droga psicotrópica ou simplesmente psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.

O que é intoxicação por uso de substância?

Uso e Intoxicação A intoxicação, segundo o DSM-IV, é a síndrome reversível e específica devido à ingestão de uma substância, composta de alterações comportamentais, psicológicas ou fisiológicas clinicamente significativas e mal-adaptativas (efeito da substância sobre o sistema nervoso central).

Qual a classificação das substâncias psicoativas e seus efeitos?

  • Classificação das substâncias psicoativas e seus efeitos Dartiu Xavier da Silveira Evelyn Doering-Silveira 3 Dartiu Xavier da Silveira

Que substâncias são mais aceitáveis do que medicamentos fabricados?

  • Algumas pessoas consideram estas substâncias mais aceitáveis do que medicamentos fabricados, uma vez que existem naturalmente, mas que podem ter um maior risco de sobredosagem ou intoxicação devido à falta de controle sobre a força dos componentes tóxicos e psicoativos da planta.

Quais são as substâncias naturais?

  • Substâncias naturais, tais como cogumelos alucinógenos, cactos, e as folhas, flores e botões de certas plantas também pode ser enquadradas nessa categoria.

Quais são as consequências das substâncias alucinógenas?

  • Outras consequências das substâncias psicoativa alucinógenas, são quadros de euforia e relaxamento. Entre as mais comuns utilizadas estão a maconha, cocaína, chá de cogumelo e o LSD. As substâncias depressoras deixam o funcionamento do cérebro mais lento. Alguns efeitos proporcionados aos seus usuários são a sonolência e tranquilidade excessiva.

Postagens relacionadas: