Quais são as terapias reflexas?

Índice

Quais são as terapias reflexas?

Quais são as terapias reflexas?

Tipos de reflexologia

  • Reflexologia podal: pontos específicos são estimulados nas plantas dos pés, o que proporciona relaxamento corporal, alívio de dores e melhora a circulação sanguínea.
  • Reflexologia facial: relaxa e tonifica os músculos da face, o que ajuda na circulação sanguínea e diminui o inchaço das pálpebras.

O que são zonas reflexas?

Reflexologia ou zonaterapia é uma prática de terapêutica alternativa que consiste na aplicação de pressão nos pés e nas mãos de forma a produzir em efeito noutra parte do corpo. A pressão é aplicada com o polegar, dedos e mãos segundo técnicas específicas e sem a utilização de óleos ou loções.

O que é reflexoterapia e para que serve?

A reflexologia é um tipo de terapia complementar, realizada pelo reflexoterapeuta, que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas presentes naos pés, mãos, nariz, cabeça e orelhas.

O que é a reflexologia?

O termo reflexologia é o estudo dos reflexos, ou seja, o estudo das reações involuntárias, sensoriais ou motoras a um estímulo exterior (FERREIRA, s/d), então se pode entender que a Reflexologia é o estudo das reações de pontos, partes ou áreas a serem tocados, pressionados ou massageados.

Quais são as indicações da reflexologia?

A Reflexologia é indicada para:

  • Estresse.
  • Torcicolo.
  • Dores na coluna.
  • Dores de cabeça e enxaqueca.
  • Dores musculares.

O que é reflexologia é como se caracteriza?

A reflexologia é a disciplina que promove o tratamento de diversas afecções através de massagens nas mãos ou nos pés. De acordo com esta doutrina, as massagens que se aplicam em certos pontos do corpo provocam um reflexo noutras regiões corporais, permitindo o alívio de um mal-estar.

Qual a função da terapia de zonas?

Para Fritz (2002), a reflexologia é classificada como terapia de zona. Ela postula que existem dez zonas que correm através do corpo. O pé foi mapeado para mostrar as áreas de contato que afetam diferentes partes do corpo. Tipicamente, o hálux representa a cabeça, a junção do hálux com o pé representa o pescoço.

O que faz a Reflexologia?

A aplicação da Reflexologia é feita através de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na teoria de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Por tanto, não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem corporal.

Quais são os benefícios da Reflexologia?

REFLEXOLOGIA NA MEDICINA INTEGRATIVA Integrada à medicina tradicional, a técnica pode diminuir dores corporais, eliminar inflamações, controlar problemas gastrointestinais, melhorar estresse, ansiedade e até a depressão.

Qual é o objetivo da Reflexologia?

A Reflexologia Podal tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés.

Por que a reflexologia não cura?

  • A Reflexologia pode ser considerada uma ‘regulagem’, um ajuste do corpo. O reflexolo-gista não cura – só o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa.

Quais são os reflexos?

  • Segundo esse autor os reflexos podem ser: 1 Proprioceptivos - dependem da excitação de receptores que atuam nos músculos, tendões ou labirinto, distinguindo-se... 2 Exteroceptivos ou superficiais, são captados em receptores situados na pele ou nas mucosas externas. 3 Visceroceptivos relacionam-se com o sistema nervoso neurovegetativo. More ...

Qual a origem da reflexologia?

  • A Reflexologia passou por diversas fases e foi praticada de várias maneiras ao longo dos anos, diferindo em estilo e localização dos pontos consoante o estudioso/terapeuta. A origem da Reflexologia, ou da terapia por zonas, como se chamava, ainda é um mistério.

Qual a classificação dos reflexos?

  • Classificação dos reflexos. Os reflexos podem ser classificados: quanto a sua origem ou organização no sistema nervoso, a exemplo dos medulares, corticais, etc.. Quanto ao tipo (intensidade) de resposta, podem ser ...

Postagens relacionadas: